Câmara de Dourados confere Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro da Silva’ ao escritor Marcos Coelho

O Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva 2019 será entregue ao poeta e escritor Marcos Coelho Cardoso – Foto: Divulgação

O poeta e escritor Marcos Coelho Cardoso foi o escolhido para receber o Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro da Silva’ deste ano, contemplado pela publicação do livro “Gotas de Poesia de um Jovem Poeta”. Ele concorreu com outros seis indicados e foi selecionado por uma comissão formada por instituições e entidades ligadas ao meio acadêmico em Dourados. A entrega da premiação, em forma de troféu, vai ocorrer antes da sessão ordinária de hoje (12), às 18h, quando os demais participantes do Prêmio receberão uma placa comemorativa.

O Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro da Silva’, dedicado ao professor Ildefonso Ribeiro da Silva, pernambucano da cidade de Exu, onde nasceu em 1934, contempla a produção literária regional e é concedido, uma vez por ano, ao escritor que tem se destacado nesse quesito. Ildefonso é membro fundador da ADL (Academia Douradense de Letras), entidade que presidiu por duas vezes, nos biênios 2000/2002 e 2004/2006. Ele morreu em 21 de abril de 2008 em Dourados.

Criado em 2008, a partir de proposição da vereadora Margarida Gaigher, visando agraciar escritores do Município que tenham se destacado na produção literária regional sul-mato-grossense, o escolhido anualmente passa pelo crivo de uma comissão formada por representantes de universidades e instituições literárias, conforme decreto legislativo atualizado pelos vereadores José Carlos Cimatti e Délia Godoy Razuk, de 2011.

Marcos Coelho

O vencedor da edição 2019 do Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro da Silva’ possui graduação em Letras – Licenciatura Português/Literatura, pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em 2004 e experiência na área com ênfase em ‘Letras: Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Revisão Gramatical de Textos’, Especialização em Educação Especial (2005) e Especialização em Língua Portuguesa, Literatura e Artes (2008), pela Faculdade Iguaçu (do Paraná). Já atuou como monitor de Ensino em Graduação da disciplina Fundamentos Gramaticais, Educador Ambiental por três anos na Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde recebeu o Prêmio Marco Verde 2014 e o X Prêmio de Gestão Pública na Área do Meio Ambiente.

Membro titular da Academia Douradense de Letras, ocupa a cadeira nº 06, tendo como Patrono o Marechal Cândido Rondon. É, também, Membro Correspondente na Academia de Letras de Teófilo Otoni (de Minas Gerais). Autor e escritor, atua de forma efetiva a dar relevo a atividades culturais e literárias no país e no exterior. Presidiu a Academia Douradense de Letras durante dois mandatos.

Concorreram com Marcos Coelho ao prêmio literário o poeta Adail Alencar (poema ‘O Complô’), e os escritores Brígido Ibanhez (‘Martí; Sem a luz do teu olhar’), Graciela Chamoro (‘Povos indígenas de Mato Grosso do Sul’), José Alberto Vasconcellos (‘O choro dos anjos’), José Laerte Cecílio Tetila (‘Marçal de Souza Tupã’Í, um Guarani que não se cala’) e Paulo Henrique Pressoto (‘Aleia Sangue’).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.