Caarapó registra apenas três casos ativos de Covid-19 e nenhuma internação

Caarapoense é imunizado contra o coronavírus em unidade de saúde do município – Divulgação

A pandemia da Covid-19 está arrefecendo em Caarapó. É o que demonstram os números do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira (27), que revelaram a existência de apenas três casos confirmados de contaminação pelo coronavírus no município. Outro índice chama a atenção: nenhum caarapoense estava internado tanto no hospital local quanto em casas de saúde de outras localidades.

Mas os indicadores da Covid-19 em Caarapó nem sempre foram tão positivos. Gráfico da Secretaria Municipal de Saúde mostra o pico da doença no município, registrado na semana de 30 de maio a 5 de junho, com a existência de 349 casos ativos à época e dez óbitos.

No geral, os indicadores da pandemia mostram ainda que Caarapó registrou 4.069 contaminações pelo coronavírus desde a eclosão da doença. Desse total, 4.010 pessoas se recuperaram da enfermidade, sendo que foram registradas 56 mortes. 97 pessoas foram multadas por descumprimento de normas sanitárias.

“Não temos dúvidas que esses números positivos são reflexo das medidas que tomamos há cerca de 45 dias, como também, principalmente, por conta do avanço da vacinação em nosso município, que já contempla pessoas com 20 anos e essa semana ainda – bem provável na sexta-feira – começará a vacinar as pessoas da faixa etária de 18 anos acima”, disse o prefeito André Nezzi. O dirigente acrescenta que “temos que comemorar esses números, mas não podemos nos descuidar. Precisamos seguir vacinando o máximo de pessoas possível, no mais curto espaço, e de tempo, e seguir usando máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações desnecessárias”, aconselhou o mandatário.

Em relação à vacina, os números revelam que, até terça-feira (27), já haviam sido aplicadas 26.390 doses da vacina anti-covid nos caarapoenses. Com a primeira dose foram imunizadas 18.781 pessoas (acima de 62%), enquanto 7.609 (acima de 26%) receberam a segunda dose. O total de pessoas imunizadas com as duas doses ou dose única (vacina que não precisa de aplicação de segunda dose) soma 10.180 – aproximadamente 34% da população.

A vacina contra Covid-19 é importante porque promove a redução do número de pessoas com sintomas, internações, casos graves e óbitos pela doença. Com o tempo, espera-se também reduzir a circulação do vírus.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.