Caarapó realiza encerramento do ‘Maio Amarelo’

Evento seria realizado no fim do mês passado, mas prefeitura paralisou atividades por causa do movimento dos caminhoneiros

Simulação de resgate de vítima de acidente – Foto: Divulgação

Os parceiros do Movimento Maio Amarelo promoveram na última quinta-feira (21) o evento final da mobilização, que teve atividades durante todo o mês de maio em Caarapó. O encerramento aconteceu neste mês de junho porque na data prevista, fim do mês passado, a prefeitura estava de portas fechadas por conta da greve nacional do caminhoneiros.

As atividades do evento final foram concentradas na Praça Central de Caarapó, com participação de autoridades locais, a exemplo da secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, que representou o prefeito Mário Valério (PR), o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Professor Pontinha (PT), o chefe do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, Pedro Dáuria, a sargento Bruna, que representou o comando da Polícia Militar local, o comandante do Corpo de Bombeiros de Caarapó, tenente-coronel Humberto José Sepa de Matos Filho, os vereadores Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), Cido Santos (PSDB) e Manoelito Bagaceira (PDT), além de secretários municipais, diretores escolares, coordenadores, professores e público em geral.

O evento foi marcado por apresentações culturais realizadas por crianças da educação infantil municipal – Alô, criança, do Centro Municipal de Educação Infantil Dona China, e Atravessar a rua, com alunos do CMEI Aristides Maciel da Silva, com enfoque no respeito às regras de trânsito.

Na sequência, equipes do Corpo de Bombeiros fizeram a simulação de um atendimento a acidente de trânsito, com o passo a passo de resgate da vítima.

O movimento

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para redução de acidentes no trânsito e nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir pela metade os acidentes de trânsito em todo o mundo. Também neste mês acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela. Neste ano de 2018, a campanha teve como tema: “Nós somos o trânsito”.

Em Caarapó, vários foram os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Departamento Municipal de Trânsito (Demtrat), Detran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

As atividades alusivas ao Movimento Maio Amarelo aconteceram de 1° a 31 de maio com a participação das Escolas Municipais e Estaduais e Centros Municipais de Educação Infantil.