Caarapó faz nova rodada de vacinação infantil contra Covid-19 nesta quarta-feira

Vacinas são a melhor forma de se evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreveníveis – Divulgação

A Secretaria de Saúde de Caarapó promove nesta quarta-feira (13) mais uma rodada de vacinação contra Covid-19. O público alvo são as crianças de cinco a 11 anos e a imunização será concentrada no PAM, entre as 16 e as 20h.

Conforme o Departamento de Vigilância Epidemiológica, será disponibilizada a primeira dose da vacina para as crianças que ainda não foram vacinadas. Também estará disponível a segunda dose e, nesse caso, é preciso observar o prazo de intervalo entre as duas doses indicado na carteirinha de vacinação. Para a imunização, é necessário apresentar CPF, cartão SUS e carteirinha de vacinação.

De acordo com o Monitor de Apoio às Informações em Saúde, vinculado à Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, o município de Caarapó tem uma população estimada de 3.967 pessoas entre cinco e 11 anos. Desse público, 1.973 crianças receberam a primeira dose, ao passo que 813 foram imunizadas com a segunda dose.

Nota Técnica da Fiocruz argumenta que é recomendável a vacinação contra Covid-19 em crianças a partir de cinco anos de idade. As vacinas são a melhor forma de se evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreveníveis.

Ainda que em proporções de agravamento e óbitos inferiores aos visualizados em adultos, as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. Eventos adversos pós-vacinais são raros nas avaliações conduzidas e menos frequentes que o risco de complicações e óbito pela Covid-19. A Fiocruz ratifica a importância da vacinação contra Covid-19 para crianças e adolescentes, conforme aprovação pela Anvisa que se seguiu à análise técnica rigorosa, e segundo experiências de segurança na vacinação desse grupo, já iniciada em outros países.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.