Ao todo, 18 equipes de seis estados e do DF vão representar o país em evento que reúne mais de 15 mil estudantes de 50 países

Evento de robótica será entre 16 e 19 de abril – Divulgação/Sesi

O Brasil vai para a principal competição de robótica do mundo com a maior delegação da história. Ao todo, 18 equipes de sete estados representarão o país nos torneios que reunirão mais de 15 mil estudantes de 50 países, em Houston (EUA), entre 16 e 19 de abril. A delegação é liderada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), operador oficial dos torneios de robótica da FIRST no Brasil.

As equipes brasileiras representam escolas do SESI, além de instituições públicas e privadas de São Paulo (10 equipes), do Distrito Federal (2), de Santa Catarina (2), do Maranhão (1), de Sergipe (1), do Rio Grande do Sul (1) e do Mato Grosso (1).

A maioria das equipes brasileiras (12) compete na categoria mais avançada do torneio, com robôs industriais de até 1,5 metro de altura e projetos sociais que promovem o acesso à robótica em comunidades pelo Brasil. As demais equipes disputam nas categorias com robôs de LEGO (3 equipes); e uma categoria intermediária com robôs de porte médio (3 equipes). As competições serão transmitidas ao vivo pelo Youtube do SESI (FRC) e por duas páginas na Twitch (1 – Robotech / 2 – Falcons e Unimate).

Veja, a seguir, os detalhes de cada modalidade:

FIRST LEGO League Challenge (FLLC): na modalidade iniciante, alunos de 9 a 15 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em partidas de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática Arte.

FIRST Tech Challenge (FTC): estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.

FIRST Robotics Competition (FRC): a categoria mais avançada envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.

Histórico de sucesso

Desde que o SESI passou a organizar as competições da FIRST no Brasil, em 2012, mais de 45 mil estudantes participaram dos torneios, acumulando mais de 110 prêmios internacionais apenas na modalidade iniciante FIRST LEGO League Challengue (FLLC).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.