Brasil encerra Jogos Pan-Americanos com recorde de medalhas

Delegação conquistou 171 medalhas sendo 55 de ouro – Foto: EPA

A delegação brasileira encerrou sua participação nos Jogos Pan-Americanos neste domingo (11) com um recorde histórico de medalhas, totalizando 171, sendo 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes. O número de medalhas de ouro colocou o Brasil na segunda colocação no quadro geral, posto que não ocupava há 56 anos. A liderança ficou por conta dos Estados Unidos, que obteve um total de 293 medalhas, sendo 120 de ouro. O resultado repete o feito de 1963, no Pan de São Paulo.

Nesta edição, os atletas brasileiros receberam três premiações a mais do que no Pan de 2007, realizado no Rio de Janeiro. Ao todo, a delegação brasileira conquistou medalhas em 41 modalidades, sendo a natação o destaque. Só na piscina foram 10 de ouro, e um total de 30.

O bom desempenho do país ainda garantiu vaga nas Olímpiadas no handebol feminino, hipismo, tiro com arco, tênis de mesa, tênis, pentatlo e vela. Além disso, vitórias inéditas foram registradas no badminton, no feminino no boxe, patinação, triatlo, taekwondo, dobradinha do individual geral de ginástica e saltos ornamentais sincronizado.

O basquete feminino também fez história em Lima ao bater o Estados Unidos por 79 a 73. A medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos foi conquistada depois de 28 anos.

Ao todo, foram 19 dias de jogos. Nesse período, o Brasil mostrou dominância em algumas modalidades, surpreendeu em outras e também viu medalhas que pareciam quase certas escaparem.

Da AnsaFlash