Bolsista do Governo de MS, Aléxia Nascimento é bicampeã pan-americana de judô

A judoca Aléxia Vitória Nascimento – Divulgação

A judoca Aléxia Vitória Nascimento voltou com tudo aos tatames, após mais de um ano sem participar de competições em razão dos efeitos da pandemia da Covid-19 no calendário esportivo. Logo no retorno, faturou mais uma medalha de ouro para a conta. Beneficiária do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), a sul-mato-grossense sagrou-se bicampeã pan-americana de judô.

A conquista desta vez, pela classe júnior, aconteceu em Cali, na Colômbia, neste sábado (14), na disputa do Campeonato Pan-Americano Júnior (sub-21). Recém-chegada da Olimpíada de Tóquio-2020, onde integrou a equipe de apoio ao time olímpico, Aléxia Nascimento confirmou o favoritismo e foi ao lugar mais alto do pódio na categoria até 48 quilogramas (kg), que reuniu 14 judocas.

A atleta de Mato Grosso do Sul, de 18 anos, começou nas quartas de final, derrotando a venezuelana Maria Gimenez por ippon no golden score (tempo extra no qual vence quem pontuar primeiro), que durou exatos 14 minutos e 39 segundos. Na semifinal, bateu Nemesis Candelo, do Panamá, também no golden score (2min44s). A final foi brasileira e Aléxia superou a carioca Rafaela Chagas Batista no tempo normal.

Em 2019, no mesmo Pan, só que pela classe cadete (sub-18), a sul-mato-grossense trouxe a medalha dourada com apenas 16 anos de idade, também na categoria de peso até 48 kg. Com o ouro na sub-21, Aléxia está classificada à primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que também terão Cali como cidade-sede, de 25 de novembro a 5 de dezembro deste ano. Os campeões do torneio na terceira maior cidade colombiana estarão garantidos nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.