Blitz de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis mobiliza motoristas na BR-163

Blitz de conscientização de prevenção de doenças mobilizou populares – Foto: A. Frota

A prevenção de doenças sexualmente transmissíveis foi o tema trabalhado junto a centenas de motoristas que trafegavam na BR-163, na manhã desta terça-feira (01). A blitz informativa realizada pela Secretaria de Saúde por meio do Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites Virais levou informação e distribuiu de preservativos aos populares.

O foco é levantar o cuidado com a saúde quanto ao contágio de doenças sexualmente transmissíveis, neste período de celebração de carnaval. No entanto, a Prefeitura de Dourados trabalha para que essas ações aconteçam constantemente. O uso de preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção de IST e Aids.

“É um período de folia, festa, de paqueras, e estamos fazendo essa força-tarefa para ressaltar que a euforia do carnaval não pode deixar a prevenção de lado”, destacou a secretária de Saúde Berenice Machado.

A ação contou com o apoio da CCR MSVia e da Polícia Rodoviária Federal. Conforme a coordenadora municipal de DST/Aids/Hepatites Virais, Aurenita Barbosa, a ação é parte das metas traçadas para 2019 nas diretrizes de política de saúde com a intenção de mobilizar a sociedade sobre o aumento do número de casos de IST (infecções sexualmente transmissíveis) e Aids em Dourados e a vulnerabilidade a que as pessoas se colocam com a prática do sexo, sem proteção.

A enfermeira do Programa, Débora Kerpel, disse que as pessoas receberam positivamente a blitz nesta manhã. Ela ressalta que as pessoas que precisam de informação sobre estas doenças ou querem fazer o teste para saber se contraíram algum tipo destas devem se dirigir ao SAE (Serviço de Assistência Especializada em HIV e Aids) em Dourados.

“O medo e o preconceito devem ser deixados para trás. A pessoa portadora do vírus da Aids conta com tratamentos que avançaram bastante e devem buscar tratamento e qualidade de vida”, disse.

Conforme dados da Secretaria de Saúde, em Dourados são 1.620 pessoas acompanhadas pelo SAE.

O SAE/CTA é situado na rua dos Missionários, n°420.