Biden vai discutir ciberataque contra JBS com Putin durante cúpula

Anúncio foi feito pela porta-voz da Casa Branca nesta quarta (2)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden – Foto: EPA

A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira (2) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende discutir os recentes ataques cibernéticos contra diferentes empresas, incluindo a processadora de carnes JBS, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante uma cúpula marcada para o próximo dia 16 em Genebra, na Suíça.

Segundo a porta-voz Jen Psaki, o líder democrata não descarta a possibilidade de “quaisquer opções para responder a esses ataques cibernéticos com pedidos de resgate”.

Psaki ainda acrescentou que Biden pensa que Putin e o governo russo têm um papel fundamental a desempenhar para impedir ataques cibernéticos.

Ontem (1º) a Casa Branca divulgou que a JBS, uma das principais processadoras de carne do mundo, foi vítima de um ataque de ransonware, em que criminosos sequestram máquinas ou sistemas e só os liberam mediante pagamento.

Os responsáveis pelo crime teriam sido uma organização provavelmente com sede na Rússia. As redes de computadores foram hackeadas, fazendo com que algumas operações na Austrália, Canadá e Estados Unidos fossem temporariamente fechadas, afetando milhares de trabalhadores.

Além disso, o episódio pode até levar à uma escassez de carnes ou elevar os preços para os consumidores. O governo Biden informou que o FBI está investigando o ocorrido.

“A Casa Branca está se engajando diretamente com o governo russo neste assunto e passando o recado de que Estados responsáveis não abrigam criminosos de ransomware”, relatou a outra porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.