Ex-congressista não conseguiu decolar nas pesquisas

Beto O’Rourke disse que apoiará qualquer candidato democrata – Foto: EPA

As primárias do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020 tiveram nesta sexta-feira (1º) sua primeira desistência de peso.

O ex-congressista texano Beto O’Rourke, 47 anos, anunciou no Twitter a retirada de sua pré-candidatura à Casa Branca. Antes visto com potencial para figurar entre os favoritos, O’Rourke não conseguiu decolar nas pesquisas e hoje aparece estagnado com menos de 5% das intenções de voto.

“Nossa campanha sempre foi sobre enxergar claramente, falar honestamente e agir decididamente. Neste espírito, estou anunciando que meu serviço ao país não será como candidato ou como indicado [do Partido Democrata]”, disse o ex-congressista.

“Agradeço a todas as pessoas que entregaram seu coração e sua alma para essa campanha. […] Vamos trabalhar para garantir que o indicado democrata derrote Donald Trump em 2020. Posso dizer a vocês em primeira mão, por ter tido a chance de conhecer os candidatos, que estaremos bem servidos por qualquer um deles e que eu terei orgulho em apoiar quem quer que seja”, acrescentou.

Estrela ascendente na política americana, O’Rourke foi vereador em El Paso (2005-2011) e congressista pelo Texas (2013-2019), mas ganhou projeção nacional com uma derrota: nas eleições de meio de mandato do ano passado, quase tirou a vaga do republicano Ted Cruz no Senado (48,3% a 50,9%), em um estado tradicionalmente conservador.

Da AnsaFlash