Bem Estar do Sesi e Rede Globo tem público de 10 mil pessoas e faz 4,8 mil atendimentos

Com uma série de serviços gratuitos na área de saúde e atrações musicais, o Bem Estar Global, realizado nesta sexta-feira (02/06) pelo Sesi e Rede Globo, por meio da filiada TV Morena, atraiu 10 mil pessoas ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS), e executou 4.861 atendimentos ao longo do evento, que foi encerrado às 14 horas. Apesar do frio, a aula de zumba e os shows da dupla sertaneja Munhoz & Mariano e do cantor Loubet não deixaram ninguém parado, enquanto a transmissão ao vivo pela Rede Globo, durante o programa Bem Estar, empolgou o numeroso público presente.

A tenda “Saúde Total”, do Sesi, foi a mais procurada durante a ação e realizou 868 atendimentos. “No espaço, foi feita a medição do IBE (Índice de Bem-Estar), uma avaliação da flexibilidade, composição corporal, equilíbrio e coordenação motora, que ajuda o participante na busca por uma vida mais ativa e saudável”, explicou o gerente do Sesi de Campo Grande, Helton Leal Cardoso.

Quem recebeu atendimento foi convidado a responder um questionário para medir a qualidade de vida, e a partir das respostas, o Sesi elabora um indicador, que no fim servirá de parâmetro para a caravana do Bem Estar, que percorrerá diversas cidades. A cidade com o melhor indicador será conhecida após a última edição do Bem Estar Global.

“O questionário avalia fatores como o controle de estresse, prática de atividades físicas, comportamento preventivo, relacionamento social e alimentação. A partir das respostas dadas, cada pessoa recebeu uma orientação sobre como melhorar sua qualidade de vida, e o índice será parametrizado com as outras cidades que receberão o Bem Estar Global, então saberemos qual é a mais saudável. Campo Grande é a 4ª cidade a receber a caravana do Bem Estar e, nesta disputa saudável, nossa meta é ficar pelo menos no top 3”, emenda o gerente.

Repercussão

Para o superintendente regional do Sesi, Bergson Amarilla, o papel da instituição no evento vai ao encontro do trabalho realizado rotineiramente junto ao trabalhador da indústria. “O público do Bem Estar Globo tem a chance de receber do Sesi e outros parceiros do evento orientações profissionais de diferentes especialidades, sempre preconizando a prevenção e qualidade de vida, os fatores mais importantes para ser saudável”, avaliou.

Já o diretor-corporativo da Fiems, Claudio Jacinto Alves, afirmou que a participação do Sesi em ações relacionadas à área de saúde tem se mostrado cada vez mais importante, em razão da demanda por atendimento ser crescente. “A participação do Sesi neste dia de hoje é crucial. A cada vez que fazemos um evento como este, bem como a Ação Global e a Ação Cidadania, fica evidente a carência da população em relação à saúde e ao bem estar. Temos, sim, que cuidar da qualidade de vida, adotar meios de prevenir doenças. É um hábito como se alimentar, pois, da mesma forma que comemos, precisamos nos exercitar todos os dias, cuidar da saúde. E esta é mais uma oportunidade que o Sesi traz para que a população seja incentivada a adotar comportamentos saudáveis”, disse.

Apresentador do Bem Estar, da Rede Globo, Fernando Rocha afirma que, a cada cidade visitada pela caravana do programa, há a percepção do quanto o evento significa para a comunidade. “Já estamos fazendo isso há algum tempo e é sempre uma alegria porque são esperanças de vida que se renovam a cada evento. A gente acompanha problemas que são identificados aqui, existe uma sequência do tratamento e são especialidades médicas que muitas vezes até com plano de saúde e difícil de se conquistar, que dirá no SUS. É um privilégio muito grande oferecer essa oportunidade para as pessoas, me divirto bastante”, comemorou.

Atendimentos

Em uma demonstração de solidariedade, a segunda tenda mais procurada durante o evento foi a “Tenda da Doação”, do Hemosul, que trabalhou a conscientização para doação de sangue e medula óssea e atualizou cadastros de doadores, e realizou 724 atendimentos. Ainda entre os serviços mais requisitados, estão os oferecidos nas tendas “Saúde do Pulmão”, “Unhas e Pele”, e “Articulações”.

Também estavam disponíveis para o público as tendas do “Coração”, “Vascular”, “Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, “Ouvido, Nariz e Garganta”, “Saúde do Fígado”, “Teste Rápido de Sífilis e HIV”, “Próstata e Rim”, “Combate à asma” e “Articulações”, além do ônibus da Odontologia, da Secretaria Municipal de Saúde.

Na fila para ser atendido na tenda do Sesi, o auxiliar de serviços gerais Antônio Carlos Vargas, 38 anos, aproveitou a folga no trabalho para conhecer os serviços disponibilizados no evento. “Fiquei sabendo pela TV e trouxe meu filho, que queria ver o show do Munhoz & Mariano. Enquanto isso, aproveitei para fazer a avaliação, porque é sempre bom ver se a saúde está em dia”, disse.

Marilene Nantes, 28 anos, foi com a vizinha e também aguardava na fila do Sesi. “Viemos passear, mas eu estou de dieta e comecei a caminhar, faz uns dois meses, e ainda não tinha tido coragem de me pesar. Quando fiquei sabendo que aqui mediam o IMC, corri para a fila, porque queria um atendimento mais profissional, saber se o esforço está funcionando”, contou.

A pequena Marina, de 5 anos, convenceu a avó, Sônia Barros Cortez, a levá-la para assistir aos shows. “Quando cheguei aqui vi que tinha esse monte de atendimentos e vou aproveitar para passar no dermatologista, porque há meses estou com uma alergia boba no pescoço, que não passa. Tenho certeza que quando o médico olhar vai saber na hora o que fazer para melhorar”, disse, esperançosa, enquanto a neta dançava ao som da aula de zumba.