Barreira sanitária inspeciona mais de 7 mil pessoas no fim de semana em Dourados

Barreira sanitária tem impacto positivo em Dourados em ações de combate ao Covid-19 – Foto: A. Frota

Mais de 7 mil pessoas foram inspecionadas na barreira sanitária durante o final de semana em Dourados.  Esta é uma das ações da Administração municipal que visa combate e prevenção ao coronavírus e acontece na Avenida Presidente Vargas, saída para Itaporã.

Equipes da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) aferiram a temperatura das pessoas que passaram pelo local por meio de termômetro digital infravermelho e fizeram entrevistas para identificar possíveis sintomas do coronavírus.

Conforme dados do Núcleo de Atenção Básica, na sexta-feira (29), cerca de 2.500 pessoas foram interceptadas, sendo que destas uma média 2.400 estavam em veículos, 100 eram ciclistas, três estavam em carroças e 20 estavam a pé. Não foram identificadas pessoas com sintomas da doença durante as avaliações naquele dia.

No sábado (30), um total de 3.240 pessoas foi inspecionado na ação. Os dados apontam que foram interceptados 1.540 carros de passeio, 38 ônibus, 122 carretas/caminhões, 264 motocicletas, 66 bicicletas, 52 caminhonetes, 12 carroças, sendo que 48 pessoas estavam a pé. Nenhuma pessoa abordada apresentava sintomas gripais.

No domingo, 1.780 pessoas foram inspecionadas. Foram interceptados 822 carros de passeio, sete ônibus, 31 carretas e caminhão, 154 motocicletas, 32 caminhonetes, seis carroças, sendo que 28 pessoas estavam a pé. Novamente não houve registro de pessoas com sintomas gripais.

Atuam na barreira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Urbanos.

Caso sejam identificadas pessoas com sintomas de coronavírus, as equipes orientam quanto aos protocolos de controle do Covid-19. Desde que teve início no dia 27, a barreira sanitária identificou quatro pessoas com sintomas gripais e realizou os devidos encaminhamentos.