Avançam negociações para unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Dourados

Reunião na secretaria de Saúde avançou na discussão sobre implantação de unidade do Hospital do Amor em Dourados – Foto: Marcos Pyerre

A secretária de Saúde do município, Berenice Oliveira Machado Souza, recebeu nesta terça-feira (26) o médico Raphael Luiz Haikel Junior, do setor de expansão do Hospital de Amor de Barretos, mais conhecido como Hospital do Câncer. O encontro foi para finalizar negociações sobre a implantação de uma unidade do HC em Dourados.

O empenho em trazer essa unidade para o município é da Associação dos Apoiadores do Hospital de Amor de Barretos, em Dourados, a qual conta com todo o empenho da prefeita Délia Razuk. Ela que, em 2017 esteve com o presidente do hospital, Henrique Prata, quando foi colocada a ideia de uma extensão no município.

A prefeitura, por iniciativa da prefeita, colocou a disposição parte das dependências do CSU (Centro Social Urbano), localizado no Jardim Água para atender às necessidades do hospital. O projeto já foi concluído e está em fase de análise pelos departamentos responsáveis, da entidade. Raphael Haikel ressaltou que será uma unidade provisória já que a intenção é construir em Dourados.

O diretor do setor de expansão enalteceu o apoio da prefeita Délia Razuk desde o início das conversações e disse que por conta desse empenho o processo avança com bem mais rapidez que em outras localidades. A implantação, segundo ele, é apenas uma questão de tempo.

Raphael destacou também o trabalho executado pela Associação dos Apoiadores, coordenada por Cristiane Iguma Câmara, que tem trabalhado incessantemente junto aos demais membros, para que essa unidade de diagnóstico avançada seja concretizada em Dourados.

Durante a reunião que aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, participaram vários secretários municipais, diretores de departamentos da prefeitura e ainda integrantes da Associação de Apoiadores. Durante o encontro foram trocadas informações diversas, mas, principalmente, sobre as ações voltadas para prevenção e tratamento do câncer não só no município como em toda a macrorregião.