Aulão para o Enem do Sesi resolve questões de História, Filosofia, Química e Biologia

Na mesma linha da abordagem multidisciplinar proposta pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o “2º Aulão Online do Sesi”, transmitido ao vivo nesta terça-feira (27/10) pelo canal da instituição no YouTube, teve como tema as Ciências Humanas e da Natureza. Para o evento, um time de peso inspirado em “Os Vingadores”, um grupo de super-heróis de história em quadrinhos da Marvel, resolveu questões de História, Filosofia, Química e Biologia, que já caíram em provas de vestibulares tradicionais do País.

A estrutura de transmissão foi instalada na Escola do Sesi de Campo Grande, mas também contou com a participação direta de professores das escolas do Sesi em Aparecida do Taboado, Três Lagoas e até de Roraima, além de uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Com alcance de mais de 300 usuários online simultaneamente, alunos de escolas públicas e privadas de todo o País puderam interagir com os docentes em tempo real por meio do chat do YouTube, enviando dúvidas e acompanhando a resolução de questões.

O professor Vitor Caero, que lecionada a disciplina de Filosofia, e a professora Rosângela da Silva, que leciona História, dividiram as questões de Ciências Humanas, com questões envolvendo História, Geografia e Filosofia. A primeira pergunta abordou os fluxos migratórios, enquanto a segunda lembrou do momento histórico em que Getúlio Vargas foi presidente da República, seguidas por questões sobre globalização, iluminismo, filosofia.

“É muito importante saber ler com atenção as questões, interpretar e conseguir entender o que o texto está cobrando de nós e analisar as alternativas”, ressaltou Rosângela da Silva. Para envolver ainda mais alunos na hora de resolver as questões de Ciências da Natureza, a professora Gracy Kelly, que leciona Química, se fantasiou da “Princesa Shuri”, a irmã do Pantera Negra, enquanto a professora Fairouz Daoud, que leciona Biologia, participou do aulão diretamente de Rondônia vestida de “Feiticeira Escarlate”.

 

Elas resolveram questões envolvendo mol, átomos, ligações iônicas, leis de Newton, ciclo da água e produção de lixo e meio ambiente. “Muitas vezes as respostas de uma questão estão no próprio enunciado, então é fundamental ler com bastante atenção, sem pressa, e analisar cada alternativa com cuidado, para não cair em nenhuma pegadinha. Quando o tema é Biologia e Ciências da Natureza, vale parar e pensar no nosso cotidiano e fazer relações com nosso dia a dia também na hora de responder”, orientou a professora Fairouz Daoud.

O “2º Aulão Online do Sesi” terminou com sorteio de brindes para os participantes, como livros e um fone de ouvido especial do Sistema Fiems, que vai ser útil para os alunos estudarem em casa em tempos de isolamento social. O Sesi ainda fará outros dois aulões online durante o mês de novembro, sem qualquer custo para os estudantes de qualquer escola do País. Para acompanhar as datas, basta acompanhar os canais do Sesi MS no Facebook (facebook.com/msses) e no Instagram (instagram.com/sesi_ms/). Para quem não conseguiu assistir ao 2º Aulão Online do Sesi, o vídeo continua disponível no canal do Sesi MS no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=QemrL-Zr8-g).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.