Audiência pública discute conscientização ambiental em Dourados

O objetivo é discutir sobre a conscientização sobre questões ambientais - Foto: Eder Gonçalves
O objetivo é discutir sobre a conscientização sobre questões ambientais – Foto: Eder Gonçalves

De proposição do vereador Madson Valente (DEM), acontece na Câmara de Dourados, nesta terça (06), a audiência pública com o tema “Biomas Brasileiros e defesa da vida”. O objetivo é debater questões ambientais junto à população e profissionais da área esse assunto que vem despertando o interesse geral, por conta do aumento do desmatamento em diversas regiões do Brasil.

O evento irá discutir sobre a conscientização do meio ambiente, já que o Estado possui rica diversidade na fauna e flora, por isso o vereador se preocupa com a preservação das áreas verdes.

“O debate contribuirá com a promoção da conscientização e irá preparar as gerações futuras para esse cuidado. Em Mato Grosso do Sul o bioma predominante é o Pantanal, mas também há reservas de Mata Atlântica. Nós precisamos aprender a conservá-los”, relata Madson.

Os biomas brasileiros são compostos por um conjunto de tipos de vegetação que abrangem grandes áreas contínuas, em escala regional com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. O assunto foi embasado no tema da campanha da fraternidade deste ano que é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gêneses 2:15), proposto pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

“Todos nós temos que contribuir, não apenas para melhorar, mas preservar e conscientizar. Uma frase que guardo comigo é ‘pensar globalmente, agir localmente’, por isso vamos ter um palestrante que irá abordar o tema e ainda organismos ligados a questões ambientais”, pontuou o vereador.

Serviço

Audiência pública acontece no dia 06 de junho, no Plenário da Câmara Municipal, a partir às 19h. Será emitido certificado de 4 horas, aos participantes.

O palestrante da audiência será o doutor em Engenharia Ambiental e professor do curso de Gestão Ambiental da UFGD, Paulino Barroso Medina Junior.