Solicitações online e análise das que já foram feitas seguem normalmente. Confira como fica o processo de certificação.

O atendimento presencial prestado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para aqueles que desejem solicitar a certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência – com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – está temporariamente suspenso.

O motivo é a paralisação das atividades presenciais administrativas e pedagógicas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, além da Reitoria, em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A medida visa garantir a segurança da comunidade e segue as recomendações do Ministério da Saúde, no intuito de prevenir a transmissão.

A previsão é de que o atendimento volte a ser realizado a partir de 2 de abril, assim como as demais atividades presenciais do Instituto. As informações constam em um comunicado, emitido pela Diretoria de Gestão Acadêmica do IFMS.

O pedido de certificação online, bem como a análise das solicitações já feitas, seguem normalmente. O prazo para atendimento é de até 30 dias para a declaração parcial e de até 45 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data da solicitação.

A retirada do documento em um dos campi do IFMS só poderá ser feita a partir do momento em que o atendimento presencial for restabelecido nas unidades.

Solicitação online – O interessado deve acessar o Sistema de Certificação. Para fazer a solicitação, é necessário ter 18 anos até a data da realização da primeira prova do Encceja e não ter concluído o ensino médio. Além disso, também é preciso:

  • Ter indicado no ato da inscrição um dos campi do IFMS;
  • Ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento;
  • Ter atingido o mínimo de cinco pontos na prova de redação.

Já para o pedido de declaração parcial de proficiência é preciso ter atingido o mínimo de 100 pontos na área de conhecimento que deseja obter proficiência.

O interessado em obter declaração de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, deve ter obtido, ainda, o mínimo de cinco pontos na prova de redação, ambos na mesma edição.

Todos os procedimentos para solicitação podem ser conferidos na Central de Seleção.

Outras edições – Para as solicitações de certificado de conclusão do ensino médio com base em notas de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anteriores a 2015, bem como utilização das notas de mais de uma edição, o interessado precisa encaminhar ao e-mail [email protected] as seguintes informações:

  • Cópia digitalizada do documento de identidade;
  • Nome completo e CPF do participante;
  • Edição(ões) do Enem que utilizará para a certificação.

Mais informações sobre a certificação do ensino médio, bem como indicadores anuais e a legislação vigente estão disponíveis na seção do site destinada ao Encceja.

Governo de MS - CORONAVÍRUS