Assessoria Sindical da Fiems orienta contadores de Dourados sobre eSocial

Como parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a Assessoria Sindical da Fiems realizou, na semana passada, um encontro com contadores de Dourados para disponibilizar orientações sobre regras aplicáveis ao eSocial. No evento, o contador e consultor da CNI, Niveson da Costa Garcia, levou em consideração a uniformização, centralização das obrigações e o combate à sonegação de informações relativas aos empregados, bem como os principais aspectos que devem ser objeto de cuidado e atenção.

Além disso, Niveson da Costa Garcia delineou todos os itens que envolvem o novo sistema que já se encontra em vigor. “O objetivo do encontro foi apresentar de forma panorâmica os cuidados e caminhos que o contador tem que percorrer para trabalhar com o eSocial, de forma segura e tranquila”, disse, deixando claro aos colegas sul-mato-grossense que o eSocial traz de novo apenas a forma de repasse das informações que já eram registradas para os órgãos de fiscalização.

“O eSocial foi colocado para funcionar em uma escala progressiva. Em janeiro de 2019 todas as entidades estarão na plataforma, inclusive o governo. Ele não cria nada novo. A diferença é que hoje as empresas têm informações e guardam. A partir do eSocial, as empresas terão que compartilhar todas essas informações com os órgãos de fiscalização. Essas entidades, hoje, têm apenas um resumo ou acesso total quando promovem uma fiscalização. Com o eSocial passarão a ter esse acesso de forma imediata e online”, detalhou o consultor da CNI.

Ele reforça que o papel do contador é primeiro conscientizar a administração da empresa, da responsabilidade, dos requisitos que elas nunca se preocuparam em decidir. “Na pequena e média empresa, o contador tem que convencer, orientar e executar para entregar com a melhor qualidade possível. Nas grandes empresas, o contador vem desde 2007 entrando nessa série de sistemas e aprendendo. A função do contador é trazer essa experiência com outros sistemas e trazer para o eSocial”, falou.

Para o presidente do Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul), Gilson Kleber Lomba, durante o encontro, o consultor destacou a importância de ter cuidado com o repasse das informações para a plataforma, pois, com o eSocial, a fiscalização dos órgãos passa a ser diária e qualquer informação errada pode acarretar em multas para as empresas. “O eSocial trará muitas mudanças na rotina das empresas com relação às informações que devem ser lançadas e é muito importante que haja eventos como esse para preparar os profissionais. Vemos que muitos já estão se preparando para essa nova realidade, mas ainda há muitas dúvidas sobre a ferramenta”, afirmou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.