Assentamento Amparo recebe trator e implementos para uso dos produtores rurais

Equipamentos agrícolas foram entregues a assentados em Itahum na manhã de quarta-feira; em destaque a entrega das chaves – Fotos: A. Frota
Equipamentos agrícolas foram entregues a assentados em Itahum na manhã de quarta-feira; em destaque a entrega das chaves – Fotos: A. Frota

A Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária entregou na manhã de quarta-feira, um trator, equipamentos e implementos aos produtores rurais do Assentamento Amparo, em Itahum. A ação foi intermediada pela Prefeitura de Dourados junto a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e beneficia dezenas de famílias assentadas nos 67 lotes da área.

Representantes dos assentados da região assinaram o termo de permissão de uso de um tanque de refrigeração de leite por expansão de gás, padrão trifásico, trator agrícola, grade aradora intermediária, grade niveladora de arrasto, pá carregadeira traseira e um botijão de sêmen.

Conforme o secretário de Agricultura Familiar Landmark Ferreira Rios, os investimentos passam de R$ 100 mil. Ele destaca que os produtores da região há muitos anos não recebiam materiais para auxílio na produção, sendo fundamental essa ação em parceria com o Governo, que impactará positivamente em vários aspectos.

“A última máquina que foi entregue pela gestão pública foi em 2000. Então, era necessária a entrega de equipamentos e a gestão, em parceria com a Agraer e com o Senar, vai fornecer também toda a assistência técnica na produção de leite, que ganha incentivo hoje com a entrega do botijão de sêmen”, mencionou o secretário.

“Também atuamos neste aspecto para que eles possam ter a melhor qualidade em genética, com investimentos ainda em uma boa pastagem, ações atendendo o direcionamento da prefeita Délia Razuk em assistir e incentivar os pequenos produtores rurais”, pontuou Landmark.

Os produtores serão assistidos pela Secretaria de Agricultura Familiar quanto ao uso dos itens, no entanto, serão responsáveis pela gestão dos mesmos, bem como a assistência técnica.

Flávio de Oliveira Ferreira, coordenador regional da Agraer, destacou que “há muito tempo os produtores da região estavam desassistidos e mediante parceria com a prefeitura buscou-se emendas para atender essa necessidade”.

O presidente da Associação da Juventude do Futuro do Assentamento Amparo, Silvio Leite Ribeiro, agradeceu o apoio da gestão Délia Razuk aos assentados e destacou que o investimento será um diferencial.

“Vai ajudar muito nossa produção. Quando é necessário mexer no solo se gasta muito dinheiro com aluguel de máquinas e agora isso não será mais necessário. Faremos a correta gestão e só temos a agradecer pelo que foi cedido e por outras ações que a prefeitura já tem sinalizado”, disse.

Além de representantes dos produtores rurais e associações da categoria, acompanharam a entrega os vereadores Sérgio Nogueira, Junior Rodrigues, Romualdo Ramim e Carlito do Gás.

O secretário aproveitou o momento da entrega para agradecer ao empenho dos representantes da Câmara Municipal em projetos que beneficiam os assentados.

Outro ponto enfatizado por ele diz respeito à necessidade dos assentados manterem em dia a documentação dos lotes, dentro do intuito de compartilhar dos incentivos cedidos pela gestão.