Assembleia Legislativa celebra os 20 anos do Proerd em Mato Grosso do Sul

A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Coronel David - Foto: Victor Chileno
A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Coronel David – Foto: Victor Chileno

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) comemora seus 20 anos de existência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por proposição do deputado estadual Coronel David (PSC). A sessão solene será nesta terça-feira (20/6), a partir das 14h30, no Plenário Deputado Júlio Maia.

Para o deputado Coronel David, a celebração é uma forma de homenagear o projeto e os profissionais por seus relevantes serviços prestados na formação da criança e do jovem no combate às drogas e à criminalidade.

O Proerd é um projeto educacional preventivo que já formou mais de 293 mil crianças e adolescentes durante os 20 anos de existência, e tem como objetivo propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar (PM) na questão do uso indevido de drogas e da violência.

Implantado em junho de 1997, o programa é ministrado atualmente por 63 policiais militares que foram selecionados rigorosamente e capacitados com o curso de formação de instrutor para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano, crianças de adolescentes do 5º e 7º ano do ensino fundamental e o Proerd para pais.

Os conhecimentos sobre os danos do uso e abuso das drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos por meio de lições com a utilização de um Livro do Estudante Proerd e cartazes, aplicando-se uma aula semanal por turma, com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras, entre outras atividades.