Nesta 15ª edição, evento traz espaço que integra literatura, artes plásticas, indígena e artesanato

Em meio ao pavilhão já montado para o Festival América do Sul Pantanal (FASP), que começou nesta quinta-feira em Corumbá, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras abriu oficialmente seu estande, destacando a literatura regional e seus grandes autores. No local, é possível bater um papo com escritores da terra, concorrer ao sorteio de livros, além de conhecer e adquirir obras locais a preços populares.

O estande da ASL está localizado em espaço cultural que reúne outras instituições literárias e integra artes plásticas, indígena e artesanato – na Avenida Generoso Ponce. Tudo isso, junto da música, dança e comidas típicas características dos países latinos presentes no FASP. A estimativa é que a cidade receba mais de três mil turistas até domingo, atraídos por 17 horas diárias de programação.

Acadêmicos Lenilde Ramos e Henrique Medeiros em palestra sobre a literatura sul-mato-grossense nesta quinta-feira no Ceinc, em Corumbá – Assessoria

“Nestes quatro dias de evento, o objetivo da ASL é demonstrar nossa própria história através da literatura, contada pelos escritores que aqui viveram e registraram as memórias desse lugar”, explica o presidente da instituição, escritor corumbaense Henrique de Medeiros. “É incentivar as pessoas a expressarem sua criatividade por meio das palavras, da escrita e da leitura. Isso é a integração pela cultura”, complementou o acadêmico Samuel de Medeiros, também presente.

Ao seu lado, a acadêmica Lenilde Ramos relatou a missão de apresentar grandes nomes da literatura estadual a dezenas de estudantes nesta quarta e quinta-feira, em Corumbá. “Passamos nas escolas para lembrar a importância e o prazer da escrita e leitura, como ferramenta transformadora. E a recepção superou as expectativas”, disse, referindo-se às palestras realizadas na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros e no Colégio Imaculada Conceição, que destacaram escritores de temática regional, como Manoel de Barros, Hélio Serejo, Abílio de Barros e Pedro Paulo de Medeiros.

As atividades literárias da ASL em Corumbá seguem até o encerramento do evento, no domingo (17), com estande aberto das 15 às 23h.

FASP – Realizado com investimento público da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e patrocínio da Energisa, Vale, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, o 15º Festival América do Sul Pantanal (Fasp) será aberto nesta quinta-feira (14) e segue até o próximo domingo (17). A entrada é franca. Programação no site: http://www.festivalamericadosulpantanal.ms.gov.br/