Escolher o tênis adequado auxilia o atleta a evitar lesões, que podem variar de acordo com idade, sexo, tipo de pisada e maneira exata com que o pé atinge o chão. Um tênis masculino é projetado seguindo uma lógica adaptada ao gênero, assim como um modelo feminino.

Atualmente, os tênis de corrida das melhores marcas reúnem várias tecnologias diferentes para maximizar o conforto e a durabilidade. Mas, antes de sair às compras, é importante saber qual é a pisada do esportista dentre os três tipos classificados pela ortopedia – neutra, pronada e supinada –, para descobrir qual tecnologia se adapta às suas necessidades.

Pensando nisso, compilamos as principais tecnologias e como cada uma pode contribuir para melhorar o desempenho do atleta.

3D Ultralite

É uma espuma de alta resistência que substitui a sola e a entressola. Feita de uma mistura de materiais leves, como EVA e borracha, essa tecnologia pode diminuir o peso do tênis em até 20%.

adiPrene

Consiste em um material de alta absorção de impacto, semelhante ao neoprene, que amortece e protege o calcanhar durante o impacto. A tecnologia adiPrene Plus é construída com o mesmo material, desta vez localizado na parte dianteira do pé. Sua finalidade é maximizar o impulso e suavizar a pisada.

Biomorphic Fit

Essa tecnologia se aplica à parte superior do calçado, chamada de cabedal. Ela se adequa ao perfil anatômico do pé, proporcionando um ajuste perfeito para cada pessoa e diminuindo a tensão e a irritação normalmente causadas por essa parte do calçado.

Formotion

Também aplicável ao cabedal do tênis, essa tecnologia consiste em um tecido feito em design 3D, que não atrapalha durante os movimentos, e fabricados com costura plana, para não irritar a pele.

SpEVA

O EVA oferece propriedades de absorção de choque e de rebote que se complementam. O SpEVA aumenta o rebote em 20%, transferindo a energia absorvida no impacto com o solo para a próxima etapa.

Traxion

A Traxion é, essencialmente, um design de trava de sola que fornece aderência máxima em superfícies macias, garantindo segurança e velocidade para os atletas. A pressão é distribuída por toda a estrutura do tênis. Sendo assim, o conforto não é comprometido pelas travas.

X Wave

Esta tecnologia se manifesta em entressolas construídas para dispersar uniformemente a energia e corrigir a pronação (ou “pisada para dentro”) excessiva, fornecendo flexibilidade, amortecimento e estabilidade para provas longas.

Prefeitura de Maracaju_Combate à dengue