Áreas próximas a cursos d’água recebem plantio de mudas em Dourados

Várias espécies de mudas foram plantadas na manhã desta sexta-feira no Parque Antenor Martins – Foto: A. Frota

A preservação das riquezas ambientais em Dourados é um trabalho constante da Prefeitura de Dourados, atendendo a orientação da prefeita Délia Razuk. Nesta sexta-feira, por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente) e em conjunto com várias secretarias e instituições, aconteceu o plantio de dezenas de mudas no Parque Antenor Martins, região do Grande Flórida, em especial nas proximidades dos cursos d’água.

Conforme explica Fabiano Costa, diretor do Imam, o objetivo é a proteção e recuperação das áreas ambientais e parques da cidade que possuem nascentes ou dissipadores de drenagem de águas pluviais. Uma série de atividades neste sentido foi iniciada nesta sexta.

O encaminhamento da prefeita Délia Razuk é para que a equipe do Imam, com base em levantamentos técnicos, realizem as ações necessárias para a recuperação e preservação das áreas verdes do município.

Mudas frutíferas e nativas, como cedro, sangria d’água, imbaúba, ipês, ingá, jamelão, pitanga, uva japonesa, ameixa, entre outras foram plantadas no parque na manhã desta sexta.

“O trabalho trará ainda mais vida para o local, vai ajudar na proteção das águas e evitar a erosão. As frutas atraem os pássaros, tivemos o cuidado quanto ao clima para espécies que se adéqüem ao mesmo”, conta Fabiano.

Outro parque da cidade que receberá o mesmo trabalho nos próximos dias é o Arnulpho Fioravanti, nas proximidades do terminal rodoviário da cidade.

São parceiros da ação o  Ibama, Secretaria de Agricultura Familiar e Seleta.

Semana do Meio Ambiente

No dia 05 passado foi comemorado o dia mundial do Meio Ambiente e a uma ação especial de conscientização sobre a preservação das riquezas naturais junto à comunidade foi realizada na Praça Antonio João.

Outras ações para marcar esse período de trabalho mais intenso sobre a temática seguiram nesta sexta-feira. Alunos das escolas Neil Fioravanti – Caic e a Ramona Pedroso participaram, com a equipe do Imam, de blitz educativa com panfletagem e distribuição de sementes para a população, além do plantio de mudas às margens do córrego Paragem.

Na escola Tengatuí Marangatu, na Reserva Indígena, alunos também participaram de ações semelhantes.

Uma programação visando à prevenção das riquezas naturais segue durante todo este mês, com ênfase no período de conscientização.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.