
O plantio da soja para a safra 2024/2025 está chegando ao fim em Mato Grosso do Sul, e os produtores devem cumprir um novo compromisso: declarar a área plantada. O prazo para isso vai até 10 de janeiro de 2025, e a declaração deve ser feita no site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O processo não tem custo para o agricultor.
A semeadura começou em 16 de setembro e vai até 31 de dezembro de 2024. O calendário de semeadura foi adotado como uma medida fitossanitária para reduzir os casos de ferrugem asiática da soja no estado. O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, reforça a importância de os produtores respeitarem tanto o prazo de semeadura quanto o de declaração das áreas plantadas.
A Ferrugem Asiática é uma das doenças mais graves para a soja, podendo causar perdas significativas na produção, de até 90% em áreas afetadas. O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca que o calendário foi estabelecido com base em pesquisas científicas para minimizar os impactos da doença e otimizar as práticas agrícolas no estado.
Para a safra 2024/2025, a expectativa é que a área plantada aumente em 6,8%, totalizando 4,501 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 51,7 sacas por hectare, o que resultará em uma produção estimada de 13,977 milhões de toneladas. Esses números são baseados na média dos últimos cinco anos do projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS.