O ano letivo na rede municipal de ensino em Dourados está agendado para começar no dia 15 de fevereiro – Foto: A. Frota

Depois de encerrado, no dia 12 de janeiro, o período de pré-matrícula para a Rede Municipal de Ensino de Dourados a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação alerta a população sobre os demais prazos do processo de Matrícula Digital 2018.

Conforme já divulgado, no próximo dia 22 de janeiro deve ocorrer a designação das vagas para os alunos que efetuaram a pré-matrícula digital buscando ingressar na rede municipal de ensino ou efetuar transferência entre unidades escolares.

Segundo Hilda Aparecida de Souza, da Central, uma vez designada a vaga do aluno, a partir do dia 23 de janeiro até o dia 26, os pais ou responsáveis poderão conferir no site da Prefeitura de Dourados e efetuar a matrícula nas respectivas unidades de ensino onde tenham ganhado a vaga.

Caso dentre as três opções escolhidas o cidadão não opte por fazer a matrícula em nenhuma, deverá aguardar o dia 29 de janeiro, quando o sistema retornará a fazer cadastro de pré-matrícula para tentar outra unidade de ensino, o que, segundo a Semed, não é recomendado. “É bom que os pais façam a matrícula nas unidades designadas e depois tentem mudança. Como a procura é grande, é melhor garantir a vaga”, explicou Hilda.

Vale ressaltar que os alunos matriculados regularmente nas unidades e que não tiveram desejo de trocar de escola já foram rematriculados normalmente de acordo com calendário das unidades de ensino.

Aos pais que efetuaram cadastro, é importante deixar o aviso de que algumas unidades de ensino têm uma procura alta. A prioridade na designação é para alunos em condição de vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais ou doadores de sangue.

Em relação aos Centros de Educação Infantil, a designação também sai no dia 22, podendo ser acessada no dia 23 de janeiro. No entanto, o prazo de matrícula após as designações acontece nos dias 1 e 2 e 5 e 6 de fevereiro. “Houve uma solicitação com os servidores destas unidades sobre férias e, por isso, os prazos são mais à frente”, explicou Hilda. Segundo ela, a reabertura do sistema para novos cadastros acontece no dia 7 de fevereiro, somente pelo site da Prefeitura. “Quem estiver nesta condição precisa aguardar contato da Semed sobre possíveis vagas, uma vez que a procura por vagas nos Ceims é muito grande”, disse.

Após todo o processo, a Semed fará um levantamento sobre a demanda que subsidiará a elaboração de possíveis convênios para suprir esta demanda.

Números

Durante o período de pré-matrícula, o site da Prefeitura de Dourados recebeu 3.303 inscritos de zero a três anos, 677 inscritos de quatro anos e 1.490 de cinco anos. Nas escolas municipais, foram 2.463 do 1º ao 9º ano e 216 do EJA, 1ª à 4ª etapas.

Segundo o Núcleo de Estatística e Supervisão Técnica da Semed, nos 36 Centros de Educação Infantil em Dourados, entre Berçário I e II, Maternal I e II e Pré-escola I e II, eram 5.132 alunos matriculados.

Nas escolas municipais, entre Pré, 1° ao 9° ano do ensino fundamental e EJA, eram 22.260 alunos matriculados em 45 unidades escolares em todo o município.