Prefeito André Nezzi entrega chave da ambulância ao secretário de Saúde do município, Valberto Ferreira Costa – Foto: Divulgação

Atendendo reivindicação da comunidade indígena de Caarapó, o prefeito André Nezzi (PSDB) fará a entrega, nos próximos dias, de uma ambulância para a Aldeia Te’yikue. Trata-se de um veículo novo, um Chevrolet Montana, adquirido com recursos federais e municipais, resultado de emenda do ex-senador Pedro Chaves (PRB) no orçamento da União, aprovada no decorrer da legislatura passada.

“Essa ambulância atenderá exclusivamente os guarani-kaiowá da Aldeia Te’yikue. Significa um compromisso assumido com a comunidade, que há muito tempo reivindicava esse benefício”, comentou o chefe do Poder Executivo municipal de Caarapó. “Nos próximos dias, faremos oficialmente a entrega do veículo, para que a comunidade possa utilizá-lo no atendimento de suas necessidades na área de saúde”, continuou o dirigente.

O vereador indígena Alécio Soares Martins (PSDB) manifestou-se através de uma rede social, em agradecimento à administração municipal pelo atendimento ao pedido da comunidade indígena. “Quero agradecer, em nome da comunidade, o senhor prefeito André Nezzi pela parceria e reconhecimento do trabalho, com essa ambulância. Pela primeira vez, a comunidade terá a sua própria ambulância”, escreveu o parlamentar.

A prefeitura tem investido na melhoria das condições de vida da comunidade indígena de Caarapó, composta, segundo cálculos, por mais de oito mil índios. Saúde, educação e infraestrutura viária representam o foco da atenção do Poder Público municipal, com obras e serviços implantados com recursos próprios ou em parceria com outras esferas de governo. A mais recente conquista da população guarani-kaiowá da Aldeia Te’yikue para o seu território foi a perfuração de poço artesiano com ampliação do sistema de abastecimento de água, obra executada pela Fundação Nacional de Saúde.

Outra obra prevista para o núcleo indígena é a construção do refeitório da Escola Municipal Indígena Ñandejara-Polo, prevista para o segundo semestre deste ano. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos e Habitação, Roberto Nakayama, o projeto já está pronto, aguardando apenas a licitação.