Alunos do IFMS participam de capacitação na Prefeitura de Dourados

Cerca de 50 alunos do quinto semestre do curso de Técnico em Informática do IFMS participaram do curso na Prefeitura – Foto: A. Frota

Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Dourados recebeu dezenas de alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) para uma capacitação, ministrada no auditório, por profissionais do Departamento de Tecnologia da Informação. A ação ocorre diante parceria das instituições e esta, com o objetivo de agregar conhecimento aos estudantes que se formarão na primeira turma do curso Técnico em Informática para Internet integrado.

Entre os temas ministrados, Linguagem de Programação Delphi, estrutura dos portais de transparência, do servidor, da central de serviços online, dificuldades, desafios e projeções na área, linguagem de programação, ferramentas de desenvolvimento, entre outros explanados pelos profissionais Ricardo Delessandro, Tatiane Cimara e Robson Sorrilha.

O diretor de TI, Rafael Henrique Koller destacou a importância da atividade para os futuros profissionais do meio, com ênfase ainda na constante “reciclagem” de conhecimentos.

“Mostramos nossa rotina, no intuito de agregar na preparação deles para o setor. Essa área evolui a cada dia e isso exige muito do profissional, é necessário ter força de vontade para absorver novos conhecimentos”, pontuou.

A atividade durou toda a manhã e ocorreu por intermédio do professor Ricardo Nascimento. Ele cita que o modelo do departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Dourados é eficaz e está em constante evolução, sendo relevante compartilhar a estruturação e ‘desafios’ atuais da equipe da área.

“A visão é mostrar aos estudantes um ambiente corporativo e assim eles aprendem sobre banco de dados, sistemas, a gestão municipal concentra várias tecnologias e aqui eles podem aprender sobre tudo, pois existe a variedade de recursos tecnológicos. Eles estão em contato hoje com teoria e estão conhecendo a infraestrutura, de suma importância para eles”, disse.

O diretor do IFMS em Dourados, Carlos Vinicius Figueiredo acompanhou a atividade e considerou a parceria muito positiva para ambas as instituições. Sistemas em desenvolvimento para uso de entidades do Executivo foram citados por ele, bem como o trabalho de impacto em conjunto para formação de profissionais e cidadãos conscientes.

“A parceria com a prefeitura tem dado frutos magníficos; no momento temos uma parceria para desenvolver um sistema de geoprocessamento e georreferenciamento para o Cras do Canaã I, para gestão que depois será expandido para o município, além de outros projetos. A parceria tem nos ajudado muito, a prefeita Délia Razuk sempre está a disposição para nos atender e a Secretaria de Educação também sempre disposta a nos ouvir e nos ajudar”, enfatizou o diretor.