Estudantes de Macaúba visitaram Museu, Monumento ao Colono e outros espaços culturais de Dourados – Foto: Divulgação

Na terça-feira (29), alunos do 6º ano da Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos, localizada em Macaúba, participaram da 1ª etapa do projeto passeio cultural em pontos ligados à cultura, na sede do município.

“É uma expedição que tem como objetivo desbravar os patrimônios histórico-culturais de Dourados”, disse a professora de artes e coordenadora do projeto, Mariana Ferreira Simões Brandão Nunes.

Conforme relataram outros integrantes do projeto, por se tratar de uma escola do campo, muitos dos alunos desconhecem parte da história do município e, através destas expedições poderão ter acesso e conhecer detalhes que muitas vezes apenas ouviram falar ou, sequer tiveram conhecimento.

Neste primeiro momento os alunos estiveram no Museu Municipal, localizado no prédio do Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares e, na Sucata Cultural, que apoia o projeto. Eles conheceram ainda, o funcionamento da Agetran e receberam orientações sobre o trânsito. Na segunda etapa eles farão visita ao Teatro Municipal e às ruínas da Usina Velha.

No Museu o grupo teve acesso ao acervo histórico de objetos dos colonizadores, acervo de documentos, bem como o registro fotográfico da história de Dourados. Os estudantes passaram também pelo Monumento ao Colono, um marco da pluralidade cultural e da importância do trabalhador do campo.

Na Sucata Cultural eles, inclusive, participaram da entrevista de pré-seleção para o filme Madalena, que terá cenas rodadas em Dourados. Para os estudantes, foi um passeio bastante interessante, porque tiveram a oportunidade também, de conhecer ações desenvolvidas em prol da cultura no município.

A coordenadora do Núcleo de Educação no Campo da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Angelita Barros, comentou que a professora Mariana elaborou esse projeto de acordo com os estudos que estão ocorrendo nas escolas sobre os patrimônios de MS da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).