Alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas têm aulas sobre educação empreendedora

Como parte das atividades e aulas remotas adotadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Três Lagoas tiveram estudo e desenvolvimento de atividades de empreendedorismo de projetos em parceria com a Junior Achievement e o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), do Sebrae/MS.

Conforme a diretora Zuleica Alves Guimarães, a atividade busca estimular o comportamento empreendedor entre os alunos e sua prática, conhecendo aspectos do mundo dos negócios com a cultura empreendedora, valores éticos e de cidadania e predispor os aprendizes ao empreendedorismo social. “Foi surpreendente o envolvimento dos alunos na realização das atividades de empreendedorismo social propostas pelas professoras, conforme o material disponibilizado pelos nossos parceiros no trabalho. Nem mesmo as restrições trazidas pela Covid-19, impediram que as atividades fossem realizadas com empenho e dedicação dos alunos professoras e família”, pontuou.

A Escola do Sesi de Três Lagoas trabalha a proposta de empreendedorismo em parceria com a Junior Achievement e JEPP, observando a ampliação de conhecimentos dos alunos sobre a importância do “planejar” e fazer escolhas econômicas inteligentes durante a elaboração de um plano de negócios. Por meio desse programa, é enfocada a alfabetização financeira, o uso sustentado dos recursos, receitas, despesas, lucro e a prontidão para o trabalho com parcerias e atitudes.

Após conhecer os pilares do empreendedorismo, partindo de um estudo de caso, os alunos tiveram que realizar cálculos relacionados ao custo dos produtos para confeccionarem a receita de uma determinada alimentação saudável, verificando o investimento feito e qual deveria ser o custo final, garantindo a margem de lucro.

Em seguida, foi proposto que simulassem por meio de atividade prática um “comércio” aplicando os pilares empreendedores estudados. “Os projetos Junior Achievement e Jovens Empreendedores Primeiros Passos, oportunizam o conhecimento empreendedor aos alunos enfatizando que eles são arquitetos do seu caminho e que devem desde muito novos desenvolver atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida -pessoal, profissional e socioemocional”, disse a professora Gisleine de Lucena.

A professora Tatiana Lírio completa que, em parceria com a professora Gisleine de Lucena, foi possível realizar esse trabalho tão importante. “Durante os encontros, nas aulas remotas, apresentamos a proposta JEPP evidenciando os valores empreendedores, sobretudo o social, bem como as atividades do Jr. Achievement. Foram momentos de troca de experiência e um resultado surpreendente. Os alunos simularam um comércio, aplicando todos os valores apresentados e isso traduz muito do nosso empenho em transferir com qualidade a proposta desses dois projetos que estimulam o comportamento empreendedor”, declarou.

Os alunos reforçaram a importância da atividade. “Aprendi muito com nessas aulas, pois as professoras me ensinaram os conceitos empreendedores (compra/organização/venda de produtos) e que também temos que ter parcerias e espírito social pelo próximo-atitudes ou palavras positivas”, disse o aluno Cauã Cheregatti. “Gostei muito. Começamos a ter noção de como montar um negócio e cuidar com atitudes empreendedora- já nos primeiros passos apresentados em web de aula. Já dava até para imaginar meu próprio comércio”, completou o aluno Vinícius Eduardo Freitas.

A aluna Yasmin Matos de Oliveira ressalta que a atividade foi muito enriquecedora. “Quero falar sobre a minha experiência em montar a barraquinha do empreendedorismo. Foi muito legal e divertido atender os clientes, sobretudo a parceria entre Laís e eu. É uma lembrança que vai ficar guardada para o resto da vida”, falou.

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