Alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas enchem balões para observar reações químicas

Como parte das aulas online adotadas devido ao avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), as crianças da Educação Infantil da Escola do Sesi de Três Lagoas realizaram uma experiência para observar as reações química. Sob a orientação das professoras Eunice Teixeira Martins e Carolina Campos Garcia Ribeiro e com auxílio dos pais, os alunos encheram balões utilizando a reação química provocada pela mistura do bicarbonato de sódio com o vinagre.

Durante o experimento, eles verificaram in loco que os gases resultantes da reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre foram capazes de encher o balão posicionado na boca de uma garrafa. Primeiro, as professoras orientaram os alunos para separarem as substâncias e os objetos necessários para a realização da experiência, enquanto na aula seguinte pediram que pegassem esses materiais e foram orientando passo a passo sobre os procedimentos para que a reação química acontecesse.

“Na Educação Infantil, é muito importante que as crianças realizem interações e explorem diversos campos experimentais. As professoras Eunice Teixeira e Carolina Campos, mesmo com o isolamento social e as aulas acontecendo remotamente, tiveram o cuidado de manterem os estímulos oportunizando às crianças, diferentes vivências por meio de experiências durante as webs aulas com a participação dos familiares”, disse a diretora Zuleica Alves Guimarães.

A professora Eunice Teixeira Martins avalia que o experimento atingiu os seus objetivos, ou seja, mostrou uma reação química e descontraiu as crianças durante uma aula online. “É inevitável conter os risos e as expressões de alegria ao ver as reações inusitadas das crianças. Experiências como as realizadas são importantes para o processo educativo”, afirmou.

“É importante proporcionar diversas experiências para as crianças da Educação Infantil. Neste momento contamos ainda mais com a participação e envolvimento familiar para o desenvolvimento das crianças, fico muito feliz em participar desses momentos de interação e diversão”, completou a professora Carolina Campos Garcia Ribeiro.

Os alunos também aprovaram o experimento. “Eu coloquei o bicarbonato de sódio dentro da bexiga e dentro da garrafa tinha vinagre. Quando encaixei a bexiga na garrafa e caiu o bicarbonato misturou com vinagre e a bexiga encheu. Achei muito legal, nem precisamos mais encher a bexiga com o nosso ar”, declarou o aluno Estêvão Campos Garcia Ribeiro.

A colega Sofia Inácio da Silva Melo destacou que adorou o experimento. “Eu gostei muito da experiência. Nossa, eu amei, amei, amei. Pensei que não iria dar certo. Sério, parece que ia estourar porque estava enchendo muito. Fiquei muito impressionada, ela não estourou”, revelou.“Para a minha experiência, eu usei balão, bicarbonato e vinagre. Misturei tudo e encheu o balão. Eu gostei”, afirmou o aluno João Pedro de Morais Martins. Na avaliação de Josineide Dias, mãe do aluno Ian Pedro Lima de Oliveira, a atividade foi muito interessante. “Quero agradecer às professoras por esses momentos maravilhosos que estão propondo para as nossas crianças. O Ian Pedro está adorando brincar com essa experiência. É uma distração e ao mesmo tempo um aprendizado para a vida toda”, finalizou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.