Secretaria de Educação, Gerente da Ararb, Professores e pais da aluna durante a premiação - Divulgação
Secretaria de Educação, Gerente da Ararb, Professores e pais da aluna durante a premiação – Divulgação

Foi realizada nesta quinta-feira, 16 de novembro, na Câmara Municipal de Rio Brilhante, a cerimônia de entrega dos prêmios aos finalistas do concurso de Desenho e Redação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo/2017.

Esse programa é desenvolvido pela Associação das Revendas de Insumos e Agrotóxicos de Rio Brilhante (ARARB), com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante e dos Produtores Rurais do município.

Neste ano a proposta de trabalho trouxe como tema “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada – O desafio da Escola”. Através atividades educativas realizadas nas escolas, buscou-se trabalhar a questão ambiental, sob a perspectiva da cidadania.

O projeto foi desenvolvido com alunos das turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Cada escola recebeu kit educacional com orientação para professores e material de apoio.

Após as atividades do programa, os alunos realizavam atividade para ilustrar o tema, sendo que no 4º Ano faziam um desenho e no 5º ano uma redação. Cada escola selecionou um trabalho que foi enviado para banca julgadora municipal, que escolheu um de cada categoria para representar o município na disputa nacional.

Os três finalistas melhores classificados no município em cada categoria receberam na cerimônia a premiação. Para a escola foi entregue um certificado, o professor responsável recebeu um tablet e o aluno foi contemplado com um notebook.

Os finalistas premiados na categoria Redação foram:

– 1º: Gabriel Santos da Costa, do CEM. Criança Esperança II – professora Estelma de Oliveira Leite Vieira.

– 2º: Andréa Alves Konrad, do CEM. Criança Esperança III – professora Irma Ampuero Ogaya.

– 3º: Nandha Vieira Pradella, da EMR. São Judas – professor Waldomiro Rodrigues de Souza.

Na categoria desenho, foram premiados:

-1º: Raqueli Maciel da Silva, do CEM. Criança Esperança IV – professora Sandra Regina Svet Goes Coelho.

– 2º: Flávio Benites Espíndola, do CEM. Criança Esperança III – professor Uésley Souza

– 3º: Eduarda Lopes Quinot, da EM. Rio Brilhante – professora Roseane Leite Benites Lima.

A melhor surpresa, que causou grande emoção só foi revela no final do evento, quando foi anunciado que o desenho da aluna Raqueli foi premiado com um dos melhores de todo país.

Como premiação, a aluna e a professora receberam um notebook e a escola foi contemplada com um aparelho de datashow.

Edson Odair Figueiredo, gerente da ARARB fez questão de parabenizar a todos pelas conquistas e ressaltou que “o Programa Campo Limpo tem conseguido grande sucesso a cada ano, graças ao empenho de todos. Nosso município está se destacando nacionalmente porque tem realizado um trabalho muito bom nas escolas”. Edson agradeceu a parceria da Secretaria Municipal de Educação e ao apoio de todos os parceiros. Segundo ele, “graças à colaboração de todos, estamos levando a consciência ambiental a cada escola. A premiação é para alguns, mas a aprendizagem fica para todos”.

A Secretária Municipal de Educação, Magali de Araujo Lima, disse que “a educação é a melhor maneira para desenvolvermos uma responsabilidade e um compromisso em cuidar do nosso meio ambiente. Parabéns a cada aluno, professor, escola que participou e fez com que o programa fosse um sucesso. Não poderia deixar de parabenizar em especial nossa aluna Raqueli, que sob a orientação da professora Sandra e equipe do CEM. Criança Esperança IV conseguiu mais essa bela conquista para Rio Brilhante.”

Estiveram prestigiando a premiação o vereador Sérgio Silva, a vereadora Wandressa Barbosa, o vereador Adailton Lima, o presidente da ARARB Regis Canova, o Sr. José Natal Marchioro da AGRAER, o Sr. Luis Felipe Fiscal do IAGRO e o Gerente do SICREDI Alex Bonfim Machado.