Aluna do Rio Grande do Norte vence etapa nacional do Concurso Internacional de Cartas

Clarice Rilyane Oliveira da Silva, de São Gonçalo do Amarante (RN), é a vencedora nacional da 47ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. A estudante, de 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Pereira dos Santos.

Aluna e escola receberão certificado e troféu, além das premiações de R$ 5 mil e R$ 10 mil, respectivamente. A redação de Clarice agora vai representar o país na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça.

O tema deste ano foi “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?’’. O objetivo do Concurso Internacional de Redação de Cartas é melhorar a alfabetização por meio da arte epistolar. O concurso anual incentiva as crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos.

Além de Clarice, foram classificados, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Yuri do Nascimento Frazão, 15 anos, da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça em Gravatá (PE) e Lívia Sepe Chiarotto, 14 anos, do Colégio Singular São Caetano em São Caetano do Sul (SP).

Davi Almeida Marinho, de apenas 8 anos, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental no Instituto Pedagógico Criar Criança Feliz em Belo Horizonte e vencedor da etapa regional de Minas Gerais, recebeu menção honrosa da comissão julgadora pela qualidade de seu texto em relação a sua idade.

Histórico – O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro. O país também recebeu quatro menções honrosas, em 2008, 2012, 2016 e 2017.

Mato Grosso do Sul –  Tainara Conceição Borges, de 14 anos, estudante do 9 º ano da Escola Estadual Eduardo Perez, em Terenos, foi a campeã estadual. Giulia Pinós Maffi, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Topo Gigio, de Ponta Porã, foi a vice-campeã estadual. Lara Maria Gamberini Roque, de 14 anos, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Tic-Tac, de Campo Grande, obteve a 3ª melhor classificação na fase estadual.

A lista com os vencedores estaduais e nacionais está disponível no site dos Correios.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.