Aécio destitui Tasso do comando interino do PSDB

Senadores integram grupos rivais dentro do partido

O presidente licenciado do PSDB, Aécio Neves, destituiu nesta quinta-feira (9) Tasso Jereissati do comando interino da legenda.

A decisão foi tomada após o senador cearense ter oficializado sua candidatura à presidência do partido. Segundo Aécio, o objetivo é deixar Tasso nas mesmas condições que o outro postulante, o governador de Goiás, Marconi Perillo.

O PSDB será comandado interinamente pelo ex-governador de São Paulo Alberto Goldman. Tasso assumira o cargo em maio passado, após o afastamento de Aécio por causa da delação premiada dos executivos da JBS, que o gravaram pedindo R$ 2 milhões.

A disputa interna entre os tucanos é acompanhada com atenção pelo governo de Michel Temer, já que pode levar à saída do partido da base aliada. O grupo de Tasso, que inclui a ala jovem da legenda, defende o rompimento com o governo, enquanto Aécio mantém o apoio ao peemedebista.

O presidente licenciado também está alinhado com Perillo, assim como os tucanos que ocupam cargos de ministro em Brasília. A disputa ameaça agravar o racha dentro do partido, fazendo com que alguns começassem a cogitar a hipótese de uma “terceira via”: o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, provável candidato a presidente em 2018.

Nas últimas eleições para o Palácio do Planalto, com exceção de 2014, o PSDB foi para a disputa dividido e acabou derrotado pelo PT. Seu melhor resultado neste século foi justamente com Aécio, quando a legenda se uniu em torno de seu nome e quase superou Dilma Rousseff.

O pleito para a presidência do PSDB está marcado para 9 de dezembro, na convenção nacional da sigla.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.