Ex-presidente foi condenado a 12 anos de prisão na quarta(24) – Foto: Epa

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, entregou nesta sexta-feira (26) o passaporte do petista à Polícia Federal (PF), em São Paulo.

Zanin, que defende o antecessor de Dilma Rousseff em vários processos, atendeu a determinação do juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, que proibiu Lula de sair do país.

Lula tinha viagem marcada para esta sexta (26) a Adis Abeba, capital da Etiópia, na África, onde participaria de um evento sobre combate à fome.

Leite acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) de Brasília, que alegou “risco de fuga” para pedir a apreensão do passaporte de Lula. O juiz federal já cuida do processo contra o petista por obstrução de Justiça e é o mesmo magistrado que suspendeu as atividades do instituto do ex-presidente, em maio passado.

O ex-presidente do Brasil foi condenado na última quarta-feira (24), em segunda instância, a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no “caso triplex”.

Quando o processo voltar a Sérgio Moro, o juiz poderá decretar a prisão do ex-mandatário.

Da AnsaFlash