
A fábrica da ADM (Archer Daniels Midland Company), localizada no Núcleo Industrial de Campo Grande (MS), vai receber, na próxima terça-feira (28/11), às 8 horas, o 7º encontro do projeto “Diálogos de Inovação”, que é realizado pela Fiems e Senai para debater inovações e tecnologias para a indústria de Mato Grosso do Sul. A ADM é um conglomerado com base no Estado de Illinois, nos Estados Unidos, e opera mais de 270 fábricas em todo o mundo, transformando grãos de cereais e plantas oleaginosas em inúmeros produtos utilizados na alimentação, bebidas, indústrias e forragem animal para mercados de todo o planeta.
O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolheiro, oficializou o convite para ser anfitrião do último encontro do Projeto ao gerente industrial da ADM, Luiz Henrique Marques, nesta semana, durante reunião no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na fábrica será realizada a palestra com o doutor em Economia Aplicada Aristides Monteiro Neto, que é especialista em Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Políticas Públicas, abordando o tema “Desenvolvimento Local e a Indústria”.
Na avaliação de Jesner Escandolhero, ter a ADM como anfitriã da última palestra do projeto é bastante representativo. “Entendemos que ela é um marco da industrialização de Campo Grande e, por consequência, de todo o Estado, trazendo a proteína da soja, que sabemos que é uma fonte de produção de tantos outros materiais industrializados. Entendemos que existe sim uma significância simbólica de podermos levar esse tema para ser debatido dentro da ADM”, afirmou.
Já Luiz Henrique Marques agradeceu o convite e elogiou a iniciativa da Fiems e do Senai, que, para ele, é de extrema importância para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “A ADM já está no Estado há quase 20 anos e sempre buscou colaborar com o desenvolvimento da região. Estamos iniciando agora a produção de uma proteína de soja concentrada funcional com tecnologia que poucas fábricas no mundo possuem, que atenderá a crescente demanda das pessoas por uma alimentação mais saudável”, comentou.
Ele ainda acrescentou que o tema “Desenvolvimento Local e Indústria” tem tudo a ver com a proposta da empresa. “Entendemos que a nova unidade atrairá talentos e negócios, em toda a cadeia produtiva, e teremos Mato Grosso do Sul bastecendo os lares de todo o Brasil com produtos de alto valor agregado”, completou.
O evento
Com um formato inovador, a ideia do “Diálogos de Inovação” é reunir representantes da indústria do Estado e especialistas de renome nacional em oito encontros para discutir inovações e tecnologias para desenvolver e elevar a indústria sul-mato-grossense à vanguarda do setor. O primeiro deles foi realizado na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado) e abordou as PPPs (Parcerias Público-Privadas) como alternativas ao atual modelo econômico, com a doutora em Direito Administrativo Cristiana Fortini.
O tema “Cidades Inteligentes” foi discutido na Escola Senai da Construção, com o doutor em Design e Arquitetura pela USP (Universidade de São Paulo), Caio Adorno Vassão, e a MSGás sediou o 3º encontro do projeto, que trouxe Reinaldo Lorenzato, graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Mackenzie e mestre em Business Administration com extensão Internacional pela Rotman Business School, da Universidade de Toronto, para falar sobre a “Internet das Coisas”.
Depois foi a vez da apresentação do doutor em tecnologia alimentar Miguel Cerqueira, que falou sobre “Nanotecnologia” durante o 4º encontro realizado na Faculdade de Tecnologia do Senai em Campo Grande, enquanto o 6ª encontro teve como tema “Comportamento Coletivo”, com a especialista em Inovação e Neurociência para Liderança, Martha Gabriel. Para encerrar a série de encontros, o evento “Webinar”, no auditório da Casa da Indústria, contará com a participação online de todos os sete palestrantes e terá a intermediação do apresentador da Globo News e Canal Futura, Ronaldo Lemos, quando será apresentado o painel “MS – Indústria para o futuro” e todos os participantes poderão dar sua contribuição final.
Formato
A cada encontro, 20 empresários do Estado serão selecionados para discutir presencialmente um tema específico com o palestrante convidado (e serão orientados a baixar um aplicativo do evento para, enquanto assistem à apresentação, possam acompanhar outras informações e fazer perguntas), enquanto as demais pessoas interessadas poderão interagir online.
Todos os eventos serão transmitidos gratuitamente via YouTube e outras redes sociais da Fiems e Senai, sendo abertos à população em geral com a possibilidade de interação, enquanto as palestras serão realizadas em oito diferentes locais, sempre relacionados ao tema exposto. Responsável pela concepção e organização do evento, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, falou sobre o conceito inovador do evento em si.
“Trouxemos um ambiente para favorecer essa discussão e, por meio dela, trazer para o nosso Estado a cultura da inovação”, disse Jesner Escandolhero. “O Senai no seu dia a dia já atua com tecnologia e inovação e, por meio do contato com as indústrias e seus diversos segmentos, percebemos alguns gargalos e temas ainda muito mistificados e que, apesar de estarem presentes, ainda representam algumas barreiras que precisam ser discutidas”, acrescentou.
Serviço – Mais informações sobre o evento no site www.dialogosdeinovacao.com.br



















