Deliberações do conselho que rege o fundo no estado já estão publicadas no Diário Oficial do Estado

O Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Ceif-FCO) publicou na última segunda-feira (19) no Diário Oficial que manterá as diretrizes e deliberações normativas referentes ao ano de 2017, a fim de facilitar o acesso ao crédito para os empresários.

O início das operações empresariais do FCO está previsto para o próximo dia 05 de março, e obedecerá a metodologia de cálculo dos encargos financeiros incidentes sobre o Programa de FCO Empresarial a ser praticada – modelo de cálculo: IPCA IBGE + 2,33% anual. Os detalhes constam em Comunicado do Banco Central do Brasil n.º 31.555, do dia 8 de janeiro deste ano.

De acordo com a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), as ações para este ano preveem desburocratização e flexibilização na concessão dos financiamentos, como, por exemplo, autonomia do Banco do Brasil para aprovar projetos de até R$ 1 milhão sem a necessidade de validação pelo colegiado.

O fundo representa um apoio financeiro, com condições especiais, aos investimentos de produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, e pessoas jurídicas de direito privado que se dediquem à atividade produtiva nos segmentos agropecuário, mineral, industrial, comercial e de serviços, agroindustrial e turístico da região Centro-Oeste.

“Os interessados em obter o financiamento deverão comparecer aos agentes ­financeiros aptos a aplicar o recurso do FCO em MS – Banco do Brasil, Sicredi ou BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – para identificar o melhor programa de financiamento em que se enquadram e receber orientações sobre todo o processo de acesso ao fundo, como: documentação, garantias, entre outros”, orienta Vagner Teixeira, analista técnico do Sebrae em MS.

Para esclarecer às dúvidas sobre o acesso aos recursos, o diretor de implementação de programas e de gestão de fundos da Sudeco, Edimilson Alves, estará na capital durante o Dia de Campo do Campo Grande Expo, em palestra que acontece nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, na Terra Nova Eventos.

Conforme a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), ao longo de 28 anos de existência, o FCO realizou um milhão de contratações. Ao todo, foram criados mais de 7,5 milhões de empregos diretos e indiretos na região. Dessa forma, o fundo torna-se uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social da região.