Ação da Prefeitura no Parque das Nações II levou informação e serviços no “Outubro Rosa”

Ação marca “Outubro Rosa” em Dourados – Foto: Gizele Almeida

A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou no sábado (05), ação social para a comunidade do Parque das Nações II. Os participantes acompanharam uma manhã de informações, serviços e apresentações culturais.

O evento ocorreu na Chácara Imaculada e contou com palestra da médica oncologista Junia Thirzah Gerke, serviços de saúde (aferição de pressão, glicemia), orientações jurídicas por representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), vacinação de cães e gatos contra a raiva e orientação de combate a doenças pela equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O cantor Matheuzinho e a dupla Cláudio Assunção e Henrique Silva animaram os presentes com muita música.

Sônia Pimentel, da Coordenadoria deu Políticas Públicas para as Mulheres, deu início ao evento e citou que o “Outubro Rosa” tem disseminado dados preventivos e ressaltado a importância de olhar com atenção para a saúde. Ela destacou ainda que a Prefeitura de Dourados realiza atividades constantes de conscientização sobre a saúde da mulher.

A oncologista Junia Thirzah Gerke esclareceu mitos e verdades sobre o câncer de mama durante a palestra. Ela falou sobre diagnóstico e tratamento da doença que se apresenta em vários tipos.

Quanto a prevenção, a médica ressaltou o exame de toque e a mamografia são essenciais, com ênfase no segundo procedimento que deve ser realizado ao menos uma vez por ano, por detectar nódulos que não são palpáveis.

“Não temos a capacidade de apalpar um nódulo menor que um centímetro e com isso a importância da realização dos exames periódicos. Nesse período em que o nódulo cancerígeno ainda não é palpável, a chance de cura chega 95%”, explica.

A mamografia é indicada anualmente para mulheres acima dos 40 anos de idade. Caso haja ricos maiores da mulher contrair a doença ou histórico familiar, essa periodicidade é diferenciada, conforme indicação médica.

A médica destacou ainda que em Dourados, casos novos de câncer de mama têm surgido com freqüência, o que “acende” a importância das mulheres se prevenirem.

Darlé Pacheco, chefe de gabinete, agradeceu a todos os participantes e em nome da prefeita Délia Razuk reafirmou o compromisso da Prefeitura de Dourados com as ações afirmativas em benefício das mulheres, com a saúde e com a inclusão social.

Rose Mara Rosa Vieira, representante da comunidade do Canaã IV, disse que as mulheres ficaram muito felizes com a ação, com a abertura da profissional para esclarecimento de dúvidas e os serviços prestados no local.