
Uma operação integrada entre o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) resultou na apreensão de duas toneladas de maconha, nesta quarta-feira (2), em Ponta Porã (MS). Dois veículos foram interceptados, mas os suspeitos conseguiram fugir e não houve prisões.
A ação ocorreu durante bloqueio policial entre as rodovias MS-164 e MS-270, no Trevo do Copo Sujo. Dois carros, um VW Saveiro e um GM Captiva, ignoraram a ordem de parada e fugiram em alta velocidade, sendo acompanhados por equipes terrestres e aéreas.
Com apoio do helicóptero da CGPA, os veículos foram localizados. Na Saveiro, havia aproximadamente uma tonelada da droga, enquanto a Captiva transportava 1,2 tonelada. Os ocupantes abandonaram os carros e escaparam a pé em uma área de mata. Buscas foram realizadas, mas ninguém foi encontrado.
Os veículos e os entorpecentes foram encaminhados à Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados. O prejuízo estimado ao tráfico foi de cerca de R$ 4,4 milhões, conforme avaliação da polícia.
A operação faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O DOF mantém canal de denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300, com atendimento 24h.