Abraleite conhece trabalho realizado por produtores em Dourados

Reunião que avaliou realidade do setor leiteiro foi realizada no Sindicato Rural de Dourados, na Expoagro – Foto: A. Frota

Ao participar, na manhã desta quinta-feira (17), de encontro com produtores e comerciantes do setor e o presidente da Abraleite (Associação Brasileira de Produtores de Leite), Geraldo Borges, no estande do Governo do Estado durante a Expoagro, técnicos da Semafes (Secretaria municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária) tiveram a oportunidade de mostrar o que a Prefeitura de Dourados realiza como incentivo à produção de leite no âmbito da agricultura familiar, principalmente por meio das parcerias firmadas com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Geraldo Borges relatou, aos participantes do encontro, depois de recepcionado pelo presidente do Sindicato Rural, Lúcio Damalia, que a entidade nacional foi crida há menos de um ano e que, nesse período, ele já visitou 18 estados brasileiros, e obteve assento da Abraleite junto à CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária). Nessa constatação do segmento produtor de leite no País, o dirigente, que também preside a Câmara Setorial do Leite no Distrito Federal, disse que é possível verificar crescimento nos índices, apesar da desorganização da cadeia produtiva.

Kallen Ferreira e Marcelo Resende, que representaram a Semafes no encontro, destacaram a forte presença da Avaleite (Associação dos Vendedores de Leite) em Dourados, responsável pela comercialização diária de cerca de 7.000 litros do produto, entregues diretamente ao consumidor. “Entidades como essa de vocês são cada vez mais raras no Brasil, e é elogiável o trabalho que realizam”, disse Borges ao gerente da Associação, Josimar Dutra de Oliveira, que representou os 26 associados no encontro. O assessor de Comunicação do Município, Albino Mendes, representou a prefeita Délia Razuk.

Participantes do encontro com o dirigente nacional, proprietários dos laticínios Camby, há 26 anos no mercado e compreendendo um universo de mil produtores em um raio de 400 km, empresário Antônio Nogueira e do Missões, Lineu Pascoaloto (recentemente empossado coordenador da Câmara Setorial do Leite em MS), relataram as dificuldades encontradas e os desafios assumidos para manter a atividade no Estado.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.