As tecnologias digitais têm um papel fundamental para todas as empresas. Hoje vamos abordar um setor com grande importância: a transformação digital na área das energias renováveis.

Quais são as chaves da transformação digital para as empresas?

Existem quatro fatores importantes pelos quais já se estão alterando alguns modelos de negócio:

  • A transformação digital permite melhorar previsões e a tomada de decisões.
  • A automatização é capaz de gerar sistemas que trabalhem de forma autónoma e que se organizem a si mesmo, evitando erros e atuando com maior rapidez ao mesmo tempo reduzindo custos de operação.
  • Conetividade: a interconexão mediante vários dispositivos permite sincronizar cadeias logísticas, diminuir prazos de entrega e ciclos de inovação.
  • Acesso digital para o cliente: a internet permite comunicar com os consumidores com maior transparência e que se possa prestar novos serviços.

Qual é a situação atual das empresas em relação à transformação digital?

Já existem vários países onde a transformação digital tem tido um crescimento a um ritmo muito elevado.

Não há dúvidas que o avanço em direção a uma sociedade digital é uma condição imprescindível do mercado, pelo que as empresas devem procurar o caminho para a digitalização.

De que forma influência a transformação digital no sector das energias renováveis?

Usar ferramentas digitais permitirá aumentar a produtividade dos empregados, favorecendo a eficiência dos trabalhos de gestão. A transformação digital no setor da energia verde permite automatizar diferentes processos de trabalho, como o controlo de parques fotovoltaicos e eólicos à distância.

Existem plataformas para gestionar plantas que produzam energias renováveis que permitam visualizar em tempo real as leituras de funcionamento de cada um dos dispositivos que formam parte dessas plantas, gerindo-as de um modo eficiente e rentável.

Já existem empresas que em seus departamentos de operações e monitorização, supervisionam e controlam instalações para que funcionem com melhor rendimento possível, graças às ótimas soluções vanguardistas de monitorização de plantas fotovoltaicas, atuando de forma rápida e eficaz nas tarefas de reparação e manutenção. Um serviço de vigilância e monitorização contínua é importante para garantir tempos de reação curtos e agir perante imprevistos.

De acordo com o jornal “El periódico Digital de la Energia”: “O nível da digitalização da indústria elétrica já é muito elevada. Há mais de 10 anos que a produção a incorporou sendo que a automatização das centrais hidráulicas ou dos parques eólicos se fazem através de centros de controlo, apresentando uma consequência direta na eficiência.”

No entanto, a transformação digital afeta os processos de produção e manutenção e as relações com os clientes. Os consumidores mudaram sua forma de se relacionar, e as empresas do setor das energias renováveis também.

Os usuários têm outras exigências. O crescente uso da internet através do aumento das ofertas das empresas de telecomunicações, bem como o crescente acesso à internet móvel, fez com que os consumidores se conetem muito mais facilmente com as empresas através das redes sociais, por exemplo.

Câmara de Ponta Porã_Nota MS Premiada