A pedido da comunidade indígena, Sergio Nogueira busca terreno para construção da sede da Sesai

Encontro reuniu vereador Sergio Nogueira, prefeito Alan Guedes, lideranças indígenas e representantes dos órgãos da Sesai – Assessoria

No início de abril, os coordenadores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de Dourados procuraram o vereador Sergio Nogueira (PSDB) para solicitar apoio na doação de uma área do município para a construção da sede própria. O parlamentar se comprometeu a empenhar e buscar, junto à administração municipal, uma área que atendesse as demandas da instituição. E, nesta semana, participou da reunião com o prefeito Alan Guedes (PP) e representantes da comunidade indígena.

“Em conversa com o prefeito Alan Guedes e o secretário municipal de Serviços Urbanos de Dourados, Romualdo Diniz, foram verificadas algumas áreas e agendamos a reunião para essa semana”, mencionou Sergio Nogueira. Também estiveram presentes na reunião o representante de Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID), Leomar Mariano, lideranças indígenas de Dourados, o conselheiro do Conselho Tutelar, Tiago Fernando Aquino, a chefe do polo-base de Dourados do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-MS), Sidneide Alves Boa Sorte, o chefe-adjunto, Adalberto Araújo Correia e equipe técnica do SESANI para tratar da cooperação entre o município e o DSEI-MS para o fortalecimento dos atendimentos de saúde às comunidades indígenas de Dourados.

Conforme Sergio Nogueira, a Sesai informou que já existem recursos provisionados em Brasília na ordem de R$ 1 milhão, mas a liberação do recurso depende, primeiramente, da verificação da área para preparar o projeto, bem como os custos e a viabilidade desses recursos ou até mesmo a necessidade de buscar o aumento desses recursos.

“Eu apresentei uma área que foi julgada satisfatória pelos representantes da Sesai e da comunidade indígena”, ressaltou o vereador. “A Sesai tem a responsabilidade de dar assistência imediata para atendimento aos indígenas gravemente feridos, às mulheres grávidas para dar à luz, outros atendimentos e urgência e emergência, por isso é importante que a área esteja bem localizada, de fácil acesso. Em conversa com os representantes, eles garantiram que a área apresentada é apropriada para atender as necessidades”, justificou Sergio Nogueira.

O prefeito Alan Guedes destacou a necessidade de atender essa demanda, uma vez que a Sesai é um importante órgão federal que atua na promoção da saúde indígena. “A administração municipal está à disposição para atender a comunidade. Só nas aldeias em torno da cidade vivem cerca de 18 mil indígenas”, enfatizou.

O Polo Base de Dourados é referência para as equipes de saúde que atuam nas comunidades indígenas de cinco aldeias e as retomadas. “Estrutura física imprópria, pátios com veículos inservíveis e a comunidade insatisfeita, este foi o legado que recebemos quando passamos a servir a comunidade indígena assistida pelo DSEI-MS. A atual gestão, em menos de 180 dias, acaba de receber a doação de um terreno para construção da nova sede do polo base de Dourados”, comemora a chefe do Polo Base de Dourados, Sidneide Alves Boa Sorte.

Segundo Sidneide, o terreno que terá sua doação efetivada pela prefeitura e construção sob responsabilidade do Governo Federal resolverá um problema negligenciado por anos.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.