• Por Gilclér Regina

 “A mente humana não tem nada a ver com ocultismo. Ela funciona em harmonia com leis e princípios físicos e econômicos.  A mentalidade realiza o jeito de pensar. Se pensa grande, realiza grande”.

A mente humana resulta da combinação de muitas qualidades e tendências – de simpatia e antipatia, otimismo e pessimismo, ódio e amor, construção e destruição, bondade e crueldade…

Nesta combinação percebemos que as qualidades determinantes de alguém são fortemente influenciadas pelo ambiente, pela formação, pelos relacionamentos e em especial pelos pensamentos.

Tal como a semente brota, cresce e se multiplica gerando uma boa safra, também é perigoso manter pensamentos destrutivos que mais cedo ou mais tarde se materializam. Ou seja, o bem ou o mal são construídos em sua mente.

Sabe quem vai vencer o jogo de sua mente? Veja esta metáfora: Imagine se você tivesse dois cães dentro de si. Um é manso e o outro é feroz. Não é porque é feroz que este vai vencer. Vai vencer quem você realmente alimentar mais.

A mente humana não tem nada a ver com “ocultismo”. Ela funciona em harmonia com leis e princípios físicos e econômicos. Você não precisa da ajuda de ninguém para manipular sua mente e fazê-la funcionar a seu gosto.

Pensar sai barato, ou melhor, ainda, não custa nada. E quando você tem esse poder de pensar, logo se verá livre da maldição do medo ou apesar deste, seguirá em frente com coragem.

Já a mentalidade está na forma como escolhemos o que vamos viver e fazer. Afinal, sabemos que ser notícia com coisas ruins é muito fácil. Notícia boa geralmente é apenas rodapé de jornais, revistas e sites.

Muitas pessoas me perguntam após a leitura de meus livros ou de uma participação em palestra sobre o que é motivação, se é possível uma pessoa motivar a outra? Eu sempre respondo que a motivação está dentro do ser humano e que o nosso trabalho é despertar esse gigante.

Há que se trabalhar também nos dias atuais a ética. Enquanto o Brasil ficar tentando fazer as coisas com o tal “jeitinho brasileiro” não há mentalidade no mundo que resolva os problemas nem de uma empresa nem de um país. A educação deve estar no centro das mudanças em nossa vida política, econômica e social. 

E, neste caso, as palestras de motivação, de uma nova mentalidade, tem que entrar com conteúdo no campo da cooperação, do comprometimento, da excelência pelo trabalho e não por subterfúgios escusos. 

A desmotivação é uma irritação invisível do coração, uma implacável invasora do silêncio! A falta de ética é uma irritação visível contra as pessoas, as instituições.  O WhatsApp é recheado de notícias ruins, todos os dias. Sim, uma implacável invasora do bom senso, da verdade e dos resultados justos. 

Geralmente é assim: As pessoas têm sonhos grandes e ganham salários pequenos. Daí fica mais fácil reduzir o tamanho do sonho do que aumentar o tamanho do salário. Essas pessoas não compreenderam que é impossível aumentar o tamanho do dinheiro diminuindo o tamanho do sonho.

Nos últimos seis anos o MUNDO CRESCEU 20%… A CHINA 54% E o BRASIL (menos) 0,7%. Sempre acreditei que era melhor trabalhar com a CABEÇA do que com os braços. CRIE ESTRATÉGIAS e evite desperdício de seu tempo. Não deixe suas VENDAS ou seus NEGÓCIOS no piloto automático, amigão da zona de conforto. O seu CONCORRENTE não está dormindo nem tomando cerveja no boteco, acredite nisso.

Se você acha que isso é apenas um conjunto de palavras, saiba que a mesma palavra pode construir a paz ou a guerra. E a escolha é sua!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional

Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.

(PALESTRAS): www.gilclerregina.com.br/contato