• Por Gilclér Regina

Ser capa de jornal com notícia ruim é fácil!

Muitas pessoas me perguntam após a leitura de meus livros ou de uma participação em palestra sobre o que é motivação, se é possível uma pessoa motivar a outra? Eu sempre respondo que a motivação está dentro do ser humano e que o nosso trabalho é despertar esse gigante.

Num paradoxo para aqueles que acham que ninguém motiva ninguém, respondi a uma pessoa fazendo a seguinte pergunta: “Você acha que alguém pode desmotivar alguém?”. Sim, ela me respondeu, meu chefe sempre me desmotiva. Ora, respondi, se pode desmotivar então pode motivar também!

Há que se trabalhar também nos dias atuais a ética. Enquanto o Brasil ficar tentando fazer as coisas com o tal “jeitinho brasileiro” não há mentalidade no mundo que resolva os problemas nem de uma empresa nem de um país.

E, neste caso, as palestras de motivação, de uma nova mentalidade, tem que entrar com conteúdo no campo da cooperação, do comprometimento, da excelência pelo trabalho e não por subterfúgios escusos.

A desmotivação é uma irritação invisível do coração, uma implacável invasora do silêncio! A falta de ética é uma irritação visível contra as pessoas, as instituições. O noticiário e o recheado WhatsApp de todos os dias que o digam. Uma implacável invasora do bom senso, da verdade e dos resultados justos.

Quanto maior a desmotivação, maior o desespero do ser humano. Você pode estar pensando: “Você não tem ideia de como minha vida tem sido dura e meu trabalho difícil”. É, você está certo, e eu não tenho ideia mesmo. 

No entanto, tenho uma ideia clara de quão miserável será o seu futuro se continuar pensando assim. A menos que você mude a maneira de pensar e trate da sua desmotivação.

As pessoas têm grandes sonhos e ganham salários pequenos. Daí fica mais fácil reduzir o tamanho do sonho do que aumentar o tamanho do salário. Essas pessoas não compreenderam que é impossível aumentar o tamanho da remuneração diminuindo o tamanho do sonho.

É preciso acabar com aquela história de manda quem pode e obedece quem tem juízo. O mundo mudou, as relações mudaram, o novo tipo de trabalho que vem por aí vai mudar ainda mais o mundo e mexer fundamentalmente com o cotidiano das pessoas, dos clientes, dos consumidores. Não há mais espaço para comportamentos que não sejam cooperativos.

Como conviver com a falta de ética que prega o faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço? Como motivar e ser desmotivado? Como um pai pode educar se ele não é exemplo? Como abençoar o filho se você odeia o seu próximo?

Mentalidade e ética caminham juntas, na mesma direção. Fé e crença andam juntas. É uma escolha acreditar nisso.

Não importa o que aconteceu com você. Importa como você reagiu ao fato e na escolha do seu “Sul ou norte” está a sua luz, a sua nova vida, o despertar do gigante cheio de motivação que estava adormecido, a construção do seu sucesso!

É hora de dar liberdade a sua motivação. Criar uma nova mentalidade. Lance o seu coração em direção dos seus sonhos, dos seus ideais, dos seus propósitos e sua mente irá abrir os caminhos que nortearão todas as suas atitudes na construção de uma vida melhor e cheia de vitórias e resultados.

Se você acha que isso é apenas um conjunto de palavras bonitas, saiba que a mesma palavra pode construir a paz ou a guerra. E a escolha é sua!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

·  Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional

Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.

(PALESTRAS): www.gilclerregina.com.br/contato