Com cases de sucesso e rodada de negócios, Senai realiza Roadshow do Brasil Mais Produtivo

Evento foi realizado no auditório da Escola Senai da Construção – Asom/Senai

Com o objetivo de impulsionar as indústrias de Mato Grosso do Sul, o Senai, em parceria com o Sebrae, promoveu, nesta quinta-feira (30/10), o Roadshow do Programa Brasil Mais Produtivo. Além de apresentar histórias de sucesso das empresas que aderiram ao projeto, o evento, realizado no auditório da Escola Senai da Construção, em Campo Grande, teve como diferencial a realização de uma rodada de negócios entre os participantes.

Para o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, as parcerias são fundamentais para os bons resultados do programa. “São dois anos se desenvolvendo para atender micro e pequenos empresários da indústria e do comércio de uma maneira bastante ampla. Acredito que a parceria entre o Governo Federal, o Sebrae e o Senai é o motivo do grande sucesso para aumento de produtividade dessas indústrias, aumento da eficiência energética e na apresentação de soluções para tornar as ações das indústrias mais eficientes”.

A coordenadora de Desenvolvimento Industrial do Senai Nacional, Rangélia Coelho, explicou que o departamento é responsável por orientar as execuções do projeto nas unidades regionais. O modelo tem apresentado resultados satisfatórios. “Temos uma média de mais de 30% de ampliação da produtividade nas empresas e uma redução de mais de 20% do consumo energético. Além disso, há também os próprios números de atendimento. Nesses dois anos de programa, foram mais de 13 mil micro, pequenas e médias empresas atendidas”.

Segundo Rangélia, Mato Grosso do Sul é um dos departamentos regionais que apresenta excelente desempenho. “É um Estado que tem alcançado metas e pleiteado ampliação desses números. O evento de hoje é um exemplo desse sucesso, com um diferencial em relação aos outros roadshows, pois, além de apresentar os resultados, estão abrindo espaço para que outras empresas possam usufruir disso, através da rodada de negócios”.

Para diretor de cooperação do Sebrae, Tito Estanqueiro, o programa leva para o empresário novas possibilidades. “Através dos agentes locais de produtividade, das consultorias do Senai e do Sebrae, os negócios podem identificar seus gargalos e suprimi-los. O que em tese significa aumento de produtividade, aumento do faturamento, melhoria do processo interno, que, com toda certeza, contribui para que essas empresas se posicionem no mercado e gerem mais lucratividade”.

Bons resultados, sem grandes custos

Em 2024, o Senai realizou 66 consultorias pelo Brasil Mais Produtivo em Mato Grosso do Sul. Neste ano, os atendimentos aumentaram com a adesão de 96 empresas. Para o ano que vem, a meta é atender mais de 130 clientes. Os participantes costumam alcançar ganhos de produtividade maiores que 20%, após participar do projeto.

A empresa Servsal, responsável por produzir suplementos minerais, proteicos e rações para bovinos, equinos e ovinos, foi uma das que apresentou os resultados da participação no Brasil Mais Produtivo. Conforme a diretora de operações da empresa, Ana Cristina Andrade Bezerra, o acompanhamento do Senai ajudou a superar gargalos relacionados à estrutura física onde são executadas as produções.

“Foram trazidas para nós ações para uma melhoria na gestão. Organizamos melhor o tempo, o que fez com que a produção aumentasse, utilizando menos espaço. O desempenho foi 20% acima do produzido, sem ter um impacto financeiro, simplesmente organizando a parte de gestão da produção. Então, foi bastante eficaz”, ressaltou.

O Roadshow é uma oportunidade estratégica para aproximar o setor industrial dos serviços oferecidos pelo programa, apresentar soluções e fortalecer o compromisso do Estado com a inovação e a competitividade da indústria.

Além de saberem como participar do programa, os participantes do evento puderam conferir a palestra do empresário, Lindolfo Martins. O fundador da campo-grandense Multicoisas apresentou sua trajetória profissional e compartilhou referências de estudos, que o destacaram à frente de uma das pioneiras no sistema de franquias no Brasil. “É preciso pensar em negócios com propósito para incentivar o País”, destacou.

O programa

Maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital para micro, pequenas e médias indústrias do País, o Brasil Mais Produtivo é focado em promover eficiência, redução de custos e maior competitividade. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa reúne as principais organizações do setor produtivo e de inovação industrial.

O Senai e o Sebrae são os executores do projeto, que conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além das soluções do programa, há serviços oferecidos por parceiros, que abrangem áreas essenciais para o crescimento e modernização das indústrias, como eficiência operacional, redução do consumo de energia, aumento da sustentabilidade das operações, aceleração digital, automatização de processos, implantação de melhorias e identificação de novas oportunidades.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.