Evento reúne especialistas e lideranças para discutir o papel do Centro-Oeste no desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo do Brasil

O XV Encontro de Economistas do Centro-Oeste (ENEOESTE 2025) reúne em Campo Grande (MS), nos dias 30 e 31 de outubro, algumas das principais vozes da inovação, sustentabilidade e educação do país. Realizado no auditório do Senac Hub Academy, o evento traz como tema “Centro-Oeste e a Nova Fronteira do Desenvolvimento Econômico e Sustentável”, com a presença de especialistas, lideranças empresariais, representantes do poder público, universidades e jovens economistas para debater os caminhos da nova economia verde, da inovação e da educação como vetor de transformação social e econômica.
O ENEOESTE é uma realização conjunta dos Conselhos Regionais de Economia de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon), e propõe um debate qualificado sobre os caminhos do desenvolvimento sustentável e inovador da região. A expectativa é reunir mais de 600 participantes durante os dois dias de programação.
O Centro-Oeste como protagonista da nova economia verde
No dia 30 de outubro, a Palestra Magna “Centro-Oeste, Protagonista da Nova Economia Verde” será conduzida por Daniela de Cássia, especialista em Gestão Pública e Cidades Inteligentes. Ex-prefeita de Monteiro Lobato (SP) — onde implementou o projeto CIE 2030, referência em inovação e sustentabilidade municipal —, Daniela é Governance Officer e fundadora da Smart Solution, empresa de consultoria voltada à inovação e parcerias público-privadas. Integrante da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Presidência da República, Daniela traz uma trajetória marcada pela defesa da governança inteligente e da sustentabilidade local como motores da transformação.
“Os desafios que movem o futuro começam dentro dos municípios, e é ali que a inovação encontra propósito e a sustentabilidade ganha vida. Na palestra Desafios que movem o futuro, investindo na sustentabilidade municipal, vou compartilhar aprendizados do Projeto CIE 2030, implementado na cidade de Monteiro Lobato, na qual fui prefeita. Uma cidade inteligente, uma cidade encantada, mostrando como é possível transformar a gestão pública municipal em legado, quando unimos governança, tecnologia e sensibilidade humana. Vamos juntos repensar a economia municipal e construir cidades mais sustentáveis, conectadas e preparadas para o amanhã”, afirma Daniela.

Educação como vetor de desenvolvimento e inclusão
Encerrando o evento, no dia 31 de outubro, a palestra “Educação Básica Democratizada como Vetor de Desenvolvimento Individual, Social e Econômico do Centro-Oeste” será ministrada por Vânia Maria do Rego Silva Costa, especialista da FGV e consultora do Sebrae.
Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, Vânia é mestra em Gestão e Políticas Públicas Educacionais pela Universidade de Brasília e foi reconhecida pela Unesco como Referência Nacional em Gestão Escolar. Foi a primeira mulher subsecretária de Administração e Gestão da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e também atuou na criação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de Brasília. É autora dos Referenciais Educacionais do Sistema Sebrae e do Programa Nacional de Educação Empreendedora, além de cofundadora do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia.
“A palestra propõe uma análise sobre como o acesso equitativo à educação básica é determinante para o avanço econômico e a redução das desigualdades regionais. Voltada a economistas e formuladores de políticas públicas, a discussão destaca o papel da educação na formação de capital humano, na elevação da produtividade e na sustentabilidade do crescimento econômico. A democratização da educação básica emerge como um eixo essencial para o desenvolvimento equilibrado e sustentável do país”, explica Vânia.
Programação diversificada e visão de futuro
Além das palestras magnas, o XV ENEOESTE trará mesas-redondas e painéis sobre bioeconomia, energia limpa, cidades inteligentes, educação empreendedora, desenvolvimento territorial, cooperativismo e agro 5.0, conectando temas estratégicos para o futuro da região.
De acordo com o presidente do Corecon-MS, Diogo Costa da Silva, o encontro é mais do que um evento técnico: é um movimento de articulação regional e de impacto prático na vida das pessoas. “Tem algumas participações que são emblemáticas, como a Vânia Rego, uma especialista que trabalha muito com a educação básica e já vem ajudando o estado de Mato Grosso do Sul e várias prefeituras. Nós estamos em um projeto com 36 prefeituras, falando sobre o índice de desenvolvimento da educação básica, fazendo com que as crianças possam ter capacidade e condições para as novas profissões que estão surgindo”, destaca Diogo.
Ele ressalta ainda a importância da pauta econômica e social que permeia toda a programação. “Vamos trazer um painel específico sobre o crescimento do cooperativismo no Estado, enquanto muitas pessoas ainda não compreendem como ele pode ser um vetor de crescimento para os municípios. Também teremos uma abordagem voltada à reforma tributária, além da abertura com a Daniela de Cássia, ex-prefeita de Monteiro Lobato, que inicia o encontro falando sobre municipalismo e políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.”
O presidente do Corecon-MS reforça que o ENEOESTE é fruto de uma construção coletiva. “É uma grande programação, bastante recheada, construída a várias mãos. Isso não foi elaborado apenas por nós aqui do Mato Grosso do Sul. São quatro Conselhos Regionais que integram o Centro-Oeste, com total apoio do Conselho Federal. Estamos muito felizes e honrados em sediar este encontro, discutindo variáveis que realmente fazem a diferença na vida das pessoas”, conclui.
Com transmissões ao vivo e ampla cobertura digital, o evento ampliará o alcance das discussões e estimulará a participação de profissionais de toda a região.
XV ENEOESTE 2025 – Centro-Oeste e a Nova Fronteira do Desenvolvimento Econômico e Sustentável
30 e 31 de outubro
Senac Hub Academy – Campo Grande (MS)
Acompanhe as atualizações e inscreva-se pelo site: www.coreconms.org.br/inscricoeseneoeste



















