Evento esportivo realizado em Brasília reuniu 550 estudantes-atletas das quatro instituições federais da região. IFMS quebrou cinco recordes no atletismo

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) fez história na Etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFCO) 2025. A competição, realizada em Brasília entre os dias 22 e 27 de setembro e organizada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), reuniu cerca de 550 estudantes-atletas de quatro instituições da região: IFB, IFG (Goiás), IFMT (Mato Grosso) e IFMS.
Com um desempenho histórico, o IFMS conquistou o título de campeão geral da competição, somando 73 medalhas no total, sendo 31 de ouro, 26 de prata e 16 de bronze. Além disso, os atletas sul-mato-grossenses quebraram cinco recordes no atletismo, consolidando o protagonismo da delegação.
O pró-reitor de Extensão, Anderson Correa, enfatizou o investimento institucional e a valorização do esporte como parte da formação integral.
“A formação oferecida pelo IFMS abrange o desenvolvimento esportivo, além dos conteúdos acadêmicos, culturais e tecnológicos. O esporte é parte fundamental dessa proposta, e os Jogos representam a concretização desse trabalho. Neste ano, o IFMS destinou cerca de um milhão de reais para as etapas locais, estadual, regional e nacional”, afirmou.
Ele lembrou que o desempenho atual é fruto de um trabalho contínuo. “Essa conquista demonstra como o financiamento, assegurado pela gestão, impulsiona ações que, somadas ao trabalho de nossos docentes e servidores, geram resultados. Tivemos uma delegação de 100 atletas e 10 servidores em Brasília. Agora, seguimos para a etapa nacional com uma equipe ainda mais motivada”, disse ainda.
Destaques Coletivos
Nos esportes coletivos, o IFMS se destacou com:
- 1º lugar no voleibol feminino e no vôlei de praia masculino e feminino;
- 2º lugar no voleibol masculino e no basquete masculino;
- 3º lugar no futsal masculino.
Resultados Individuais
As modalidades individuais também garantiram conquistas expressivas:
- Atletismo: 1º lugar geral, com recordes de João Pedro Ortiz Bortolon nos 100m (11.2s), revezamento 4x100m (45.0s) e 4x400m (3.37.1), e de João Pedro Amaro de Oliveira no lançamento de disco (37,10m) e arremesso de peso (12,26m).
- Tênis de mesa: ouro no individual e por equipes no feminino, com Maria Eduarda Araújo campeã e Amábile Careaga vice; no masculino, prata para Hyan Muller e bronze para Guilherme Figueiredo.
- Judô: quatro ouros individuais e títulos por equipes masculina e feminina.
- Natação: seis ouros, quatro pratas e três bronzes, com destaque para Lucas de Souza Belfort, Cesar Areco e Vitor Areco.
- Xadrez feminino: bronze individual.
Com o título do JIFCO 2025, o IFMS agora se prepara para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais, que acontecerá em Natal (RN). A expectativa é de repetir o desempenho histórico e ampliar o número de medalhas conquistadas pela instituição.
Esporte é cultura – O professor de Educação Física do Campus Aquidauana e chefe da delegação, Guilherme Grubertt, destacou o caráter esportivo e cultural da participação.
“Nossa participação foi extremamente positiva e histórica. Esta edição foi especial porque alcançamos o maior número de medalhas e de classificações para a etapa nacional da história do IFMS. Esse resultado demonstra o empenho, a dedicação e a qualidade do trabalho realizado pelos nossos estudantes-atletas e professores de Educação Física”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância da vivência fora das quadras. “Mais do que os resultados, os Jogos são espaço de integração, amizade e experiências que vão além do esporte. Tivemos também uma vivência cultural, visitando a capital e conhecendo o Praça dos Poderes, algo que amplia horizontes e transforma nossos estudantes-atletas em cidadãos mais conscientes”, completou
Acesse AQUI e veja os quadros de medalhas – Modalidades coletivas.