IPED/APAE comemora Dia Nacional do Teste do Pezinho com informações sobre a importância do exame

Para celebrar o Dia Nacional do Teste do Pezinho (Triagem Neonatal), comemorado hoje (6/6), o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE), promoveu para a população o Dia D, com ação de informações sobre o exame, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

O Dia D aconteceu no Unidade Avançada de Coleta, do IPED/APAE, localizado próximo à maternidade Cândido Mariano, com o objetivo de conscientizar o público sobre a relevância do Teste do Pezinho, que no Brasil, é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e maternidades.

De extrema importância para crianças recém-nascidas, o Teste do Pezinho precisa ser feito entre o 3° e o 5° dia de vida do bebê. A triagem neonatal é um dos exames mais importantes para detectar alterações na saúde da criança. Com uma pequena “picadinha” no pé, o procedimento é simples e não traz riscos para o bebê. Todo recém-nascido tem direito ao Teste do Pezinho, que é oferecido pela Rede Pública gratuitamente.

“Realizamos a ação para chamarmos a atenção da população sobre a importância do Teste do Pezinho para o bebê. Com a realização do exame no tempo correto, conseguimos evitar muitas sequelas e até salvar vidas. Portanto, toda mãezinha, quando tiver o seu bebê, não esqueça: do terceiro ao quinto dia, após ter amamentado essa criança, procurar uma unidade de saúde para que colha o teste do pezinho”, destacou a Coordenadora Técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri.

O Dia D também contou com a presença da gerente da Coordenadoria da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

IPED/APAE

Fundado em 1997, o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE) realiza a triagem neonatal, pré-natal e exames complementares destinados à elucidação de diagnósticos, acompanhamento e tratamentos.

Possui uma equipe multiprofissional que, proporciona as crianças que tiveram os exames detectados com alterações, o tratamento e o acompanhamento necessário, por meio de um ambulatório. Essa equipe conta com Endocrinologista, Pediatra, Hematologista, Pneumologista, Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Gastropediatra e adulto, Fisioterapeuta, Infectopediatra e Geneticista.

Web aula

O IPED/APAE, em parceria com a SES, por meio da Plataforma, também realizará na tarde desta terça-feira (6) a capacitação “Teste do Pezinho: Um facilitador para promover a saúde das crianças do Mato Grosso do Sul”.

A aula será voltada aos profissionais responsáveis pela Triagem Neonatal Biológica dos municípios e dos polos indígenas e aos profissionais da saúde que realizam a coleta nas unidades de saúde, hospitais, maternidades, entre outros.

As palestras serão ministradas pela médica pediatra e coordenadora da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Joice Aragão de Jesus, e pelos representantes do IPED/APAE, a técnica de gestão de qualidade, Marcela Zuza de Almeida, o analista de desenvolvimento de sistema, Alexandre Benes Nunes de Souza e a farmacêutica bioquímica, responsável técnica da unidade de APAE/CG, Michelly Zanchin Figueiredo.

Clique AQUI para o acesso à web aula.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.