Antes e depois da redecoração utilizando a técnica
Antes e depois da redecoração utilizando a técnica

Você já deve ter ouvido falar sobre o feng shui, uma arte milenar chinesa que defende a boa circulação de energia em todos os cômodos da casa. Segundo a técnica, a harmonização do ambiente se dá com a boa disposição dos móveis e de outros elementos, como espelhos e eletrodomésticos.

O objetivo do feng shui é equilibrar a energia vital tanto da casa quanto dos moradores, aproveitando melhor os espaços e fazendo com que o ambiente se torne ainda mais aconchegante. Se você pretende fazer uma mudança na sua casa para deixá-la mais harmônica, experimente colocar em prática algumas dessas dicas!

A posição ideal da cama

A cama é um dos principais refúgios do corpo e é onde passamos grande parte do dia. Para zelar pelo sono, segundo o feng shui, a dica é colocar a cama em uma parede que não possua portas e nem janelas e, de preferência, evitar uma parede caso ela faça divisão com o banheiro. Outra dica importante é investir em uma cabeceira, pois é um item que simboliza segurança.

Usando o espelho ao seu favor

Existe um velho tabu que acredita que os espelhos espantam as boas energias da casa, mas a verdade é que basta saber como e onde usá-los ao seu favor. Evite colocá-los de frente para a cama, pois esse objeto pode atrapalhar o sono e refletirá todos os feixes de luz diretamente para os seus olhos. Prefira usá-los em espaços como o hall de entrada para ampliar o espaço. Também pode ser usado refletindo a mesa de jantar, o que é um símbolo para ampliar a prosperidade da casa.

Xô, bagunça!

Todo cômodo bagunçado tende a acumular energias, deixando o ambiente sobrecarregado e dificultando a concentração. Principalmente para ambientes como o escritório, a dica é apostar em prateleiras e gaveteiros para organizar os papéis, as contas e as anotações. Outra dica é separar os livros por temas, como literatura, estudos e poesias, pois isso ajuda a organizar melhor a mente e os pensamentos.

Sala de estar acolhedora

Para que a sua sala de estar tenha um aspecto acolhedor e convidativo para as visitas, a dica é posicionar sofás e poltronas virados para a porta; dessa maneira, você nunca estará de costas para quem entra na sua residência. Os modelos de sofá em “U” ou em “L” são boas opções, pois promovem o diálogo e tornam o cômodo ainda mais sociável.

Organização do armário da cozinha

Você sabia que o armário da sua cozinha é o responsável por equilibrar as energias das suas finanças? É por isso que devemos manter esse cômodo sempre bem arrumado e limpo, organizando os produtos de acordo com suas funções e jogando fora produtos vencidos. Um armário bagunçado não é um bom presságio para suas finanças, por isso, uma vez por mês, faça uma arrumação completa e não deixe acumular potes vazios ou alimentos estragados.

Plantas no ambiente

As flores e plantas, além de serem muito bonitas, também possuem um impacto positivo para a energia do lar! Tanto na saúde da casa quanto na decoração, elas são responsáveis por renovar o ambiente da casa e também causam uma sensação de conforto. A dica é apostar em espécies fáceis de cuidar, como o lírio-da-paz, por exemplo, e ter vasinhos com ervas, que além de aromáticas, também protegem o espaço da casa.