5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa segue com debates esta tarde em Dourados

Conferência contou com ampla participação do público em Dourados – Foto: A. Frota

Ampla participação do idosos foi destacada pelos organizadores da conferência, evento fundamental na elaboração de políticas-públicas

A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi aberta na manhã desta quinta-feira (29) no Centro de Convivência do Idoso Maria Martiminiano. Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Publicas”, o evento foi aberto com palestra magna e segue com debates e elaboração de propostas no período da tarde.

A realização é da Prefeitura de Dourados. A conferência é estruturada por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Saúde.

Na manhã desta quinta-feira, o evento teve início com apresentação cultural do Coral da Melhor Idade e uma palestra da pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Márcia Regina Alvarenga. A ênfase foi para o tema central da conferência, a qualidade de vida e o combate à violência contra os idosos.

Dilma Canedo da Silva, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, destacou a ampla participação dos idosos no evento, fundamental para o direcionamento das melhorias ao atendimento do público-alvo e para a garantia dos direitos em geral.

“É um momento extremamente importante e daqui saem propostas que vão embasar definições na Conferência Estadual e, depois, na Nacional, além de ser um momento para se avaliar a efetividade das ações em execução”, disse.

Conforme o secretário de Assistência Social, Landmark Ferreira Rios, a ação é como um “braço” para estas garantias. “Estamos prestigiando a construção das tratativas para melhorar a vida das pessoas da melhor idade. É fundamental a participação efetiva de cada parcela que compõe a conferência”, destacou.

Presente ao evento, o promotor de Direitos Humanos Idoso Portador de Deficiência Infância e da Juventude, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, da 17ª Promotoria de Justiça de Dourados, enalteceu a ação para embasar ações com atendimento as demandas existentes. Ele destacou que o Ministério Público tem atuado para garantir os direitos referentes à coletividade do público idoso.

Com a participação dos delegados (representantes eleitos para participar da Conferência a nível municipal ou regional, distrital, estadual e nacional com direito a voz e voto nos grupos e plenárias), convidados, observadores e profissionais que trabalham com o público da melhor idade, a conferência é fundamental na garantia de direitos aos idosos.

Programação da tarde

Durante a tarde desta quinta-feira, o debate é voltado para os eixos, na seguinte ordem: Eixo I – Direitos fundamentais das construção/efetivação das Políticas Públicas, com Carlos Valiente. Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana, terá como facilitadora Marcia Floriano. Eixo III terá como facilitadora Edneuza Guerra e abordará o “Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa”. Eixo IV, com Danielle Viebrantz Silveira, abordará “Os conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.