5 vantagens dos códigos QR que podem ser usados como códigos de barras online

Basta visualizar a imagem acima e o tema de hoje dispensa qualquer apresentação. Para visualizar as vantagens dos códigos QR, basta um exercício de coletar memórias do seu dia a dia. De alguma forma você já se beneficiou dessa importante ferramenta tecnológica.

Quem utiliza o Whatsapp como ferramenta profissional e precisa de agilidade para enviar suas mensagens, pode baixar o aplicativo no desktop. Ao abrir o mesmo, você se depara com uma imagem bem parecida com essa. Nela, está contido o QR Code.

Basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aplicativo é carregado automaticamente no desktop, no qual você carrega as funções da sua conta e pode trabalhar normalmente.

Você provavelmente já pagou um boleto no caixa eletrônico apontando o código de barras para o leitor. Fazendo a leitura do código, o sistema executa a operação automaticamente. O mesmo pode ser feito quando você quer efetuar o pagamento de um boleto pela internet. Em seu aplicativo bancário, basta clicar em pagamento, que será gerada a tela com o leitor de códigos QR. Com isso, você não precisa mais digitar todo o código de barras e uma série de informações, que serão carregadas automaticamente na tela de pagamento.

Qual a finalidade dos códigos QR?

Com base nos exemplos acima, fica bem claro o propósito dessa tecnologia, que já não é tão novidade assim.

O QR code, um tipo de código de barras online, é uma poderosa ferramenta de integração, capaz de conectar o mundo online com o mundo offline em uma única operação, gerando automação de tarefas e praticidade, com ganhos para empresas, consumidores e usuários, de um modo geral.

O QR code é capaz não só de entregar integração entre o on e o offline, mas também entre diferentes mídias e dispositivos.

Empresas que desejam gerar valor para seus clientes devem olhar essa tecnologia com carinho. O mundo digital é aquele em que gerar simplicidade e conveniência é tudo, mas veremos que pode estar presente em diversas frentes, funcionando, inclusive, como ferramenta promocional e estratégica.

A propósito, para consolidarmos o conceito, QR code é a abreviação de Quick Response Code. Traduzindo para o português: “Código de Respostas Rápidas”.

Vamos, então, a partir de agora, tentar enumerar algumas vantagens dessa solução tecnológica no dia a dia de empresas e pessoas, beneficiando toda a cadeia de relacionamento.

Agilidade no atendimento

Agilidade no atendimento é um valor buscado por empresas e clientes, que dela se beneficiam. Para as empresas, significa uma operação mais enxuta e economia de custos. Para o cliente, significa ser tratado com respeito.

Não há nada pior do que ter que ficar incontáveis minutos na fila do supermercado. Cada minuto perdido é irrecuperável em nossas corridas rotinas.

Antigamente, o caixa do supermercado tinha que digitar o valor do produto, operação que sempre estava sujeita ao erro humano, o que levava àquelas operações de estorno, que faziam com que o tempo de espera na fila se tornasse longo, incômodo e angustiante.

O código QR chegou para ajudar aos estabelecimentos e aos seus clientes, gerando agilidade no atendimento. No modelo atual, os caixas apontam o leitor para o code, com a consequente captura das informações do produto e seu preço, que são automaticamente somados no sistema de frente de caixa.

Conveniência

No mundo atual, o que as pessoas mais buscam é conveniência. Aliás, os mais antigos, que não trabalham na área de Marketing, travaram contato com esse termo por ocasião do lançamento das chamadas “lojas de conveniência” nos postos de combustível.

Por que lojas de conveniência? Porque permitiam que as pessoas aproveitassem o tempo em que o carro estava na fila da bomba de combustível para satisfazer outras necessidades. Conveniência sempre tem a ver com valorização do tempo e comodidade.

Quando pode pagar seus boletos diretamente no celular, usando o app do banco e o QR code gerado pela empresa destinatária do pagamento, você está recebendo conveniência.

Isso significa poder pagar suas contas sem sair de casa e sem precisar digitar o código de barras e outras informações na tela de pagamento. Isso é conveniência.

Economia de custos

Para as empresas, principalmente, a digitalização dos serviços é o caminho sem volta para uma operação mais enxuta, ágil e barata.

Isso significa eliminar custos e, ao mesmo tempo, atender melhor.

Você já deve ter ouvido falar dos bancos 100% digitais, as fintechs. Também já deve ter ouvido a promessa de manutenção da conta bancária e administração do cartão de crédito com tarifa zero. Acredite, porque é verdade.

Tudo isso só é possível graças à economia de custos decorrente da eliminação das caras estruturas físicas. O banco pode, ao mesmo tempo, cobrar zero de tarifas e, ainda assim, ter uma operação mais lucrativa do que os bancos tradicionais.

Para o cliente, o QR code também pode significar economia de custos. Você já pensou na distância entre um produtor rural e a agência mais próxima do seu banco? Agora ele só precisa ter um smartphone com câmera, uma plataforma digital e serviço de internet.

Integração estratégica

Você deve estar lembrado daquele exemplo do Whatsapp Web, que você carrega por meio do QR code gerado na sua tela.

Com essa solução, você passa a ter uma visão única do seu Whatsapp em mídias diferentes.

Em plena era da integração digital, imagine o poder que tal solução pode ter para viabilizar demandas estratégicas das empresas.

O iFood vem expandindo a utilização dessa ferramenta tecnológica para ampliar a parceria estratégica com restaurantes. Já é possível ir a um restaurante e pagar a conta com o celular, acionando o aplicativo de entrega. Basta que a fatura venha como QR code.

Sabe o que o restaurante ganha com isso? Não é preciso pagar taxas às operadoras de cartão. Quanto ao iFood, ganha espaço na vida do cliente, ampliando seu poder de fidelização.

Já é comum sócios torcedores fazerem compra de ingresso pela internet e acessarem o estádio com seus celulares. A impressão é de que haverá um futuro em que as pessoas passarão a somente portar seus celulares, inclusive como documento.

Transparência

Um estudo realizado pela Oracle revelou que um dos valores mais requisitados pelo consumidor atual é a transparência.

Esse consumidor deseja, em qualquer momento do processo de compra, ter acesso a informações sobre o produto.

Ele busca informações na internet, mas ficaria bastante gratificado se pudesse, no curso do processo de compra em uma loja física, poder ter acesso às mesmas informações.

Nesse sentido, o QR code parece ser uma ferramenta poderosa, pois permite ao cliente, tendo um leitor de código em seu celular, poder acessar rapidamente a tela do produto no site.

As empresas que adotarem a instalação do QR code em seus produtos ganharão créditos do ponto de vista promocional, qualificando as oportunidades geradas nos pontos físicos. O acesso automático às informações pode contribuir para acelerar a decisão de compra, evitando que as empresas percam vendas por não serem capazes de atender a uma demanda imediata de seus clientes.

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