Estilo industrial e iluminação natural são algumas das sugestões

A cozinha é um espaço onde as pessoas passam boa parte do tempo, principalmente se elas gostam de cozinhar e receber visitas. Por este motivo, nada melhor do que transformar o estilo desse cômodo da sua casa e deixá-lo mais moderno e ao mesmo tempo funcional e confortável. Se você não sabe como começar, o principal é definir um estilo e harmonizar os itens de acordo com o que foi definido. Seguem cinco dicas para você modernizar esse local:

1 – Estética industrial
O estilo industrial foi emprestado dos Estados Unidos, quando fábricas eram transformadas em locais para se morar. Vigas aparentes, tijolos, tons de cinza e metais fazem parte da decoração. Com o tempo, ele também ganhou um foco mais moderno, mesclando o clássico ao inovador, mas sempre com uma pegada mais retrô.

2 – Eletrodomésticos de inox
Uma boa dica para tornar a sua cozinha moderna e ao mesmo tempo explorar o estilo industrial é investir em eletrodomésticos como geladeira inox, fogões, torradeiras e outros aparelhos com a mesma aparência e feitos do mesmo material. São várias as vantagens do inox: facilidade de limpeza, alta durabilidade e vida útil, não oxida, além de ser esteticamente bonito, com brilho e aspecto de limpo.

3 – Iluminação
Esse item não é apenas um detalhe – é essencial para uma boa decoração. Normalmente, os projetos de iluminação priorizam outros cômodos da casa, como quartos. Mas se você deseja tornar a cozinha um local moderno e aconchegante, precisa pensar nesse tópico.

O ideal é priorizar ventilação e iluminação natural em detrimento da artificial. Só depois você deve encontrar alternativas para realçar o design moderno desse cômodo da casa. Luzes brancas são mais práticas para identificar as cores de alimentos e da sujeira, enquanto as luzes amarelas são mais confortáveis.

4 – Cores neutras
Para um ambiente mais aconchegante e com um visual clean, a dica é utilizar cores mais neutras ao invés de tons mais chamativos. Estão nessa lista o branco e o bege. Para um estilo industrial, tons de cinza também são boas sugestões. Mas nada disso é uma regra. Cozinhas coloridas, dependendo do estilo escolhido, podem ser confortáveis e modernas. Tudo depende de como você pensa em montar o espaço.

5 – Piso de epóxi colorido

O epóxi é um revestimento de porcelanato líquido muito utilizado em galpões industriais. Pela praticidade e pelas vantagens que oferece, também passou a ser adotado em ambientes residenciais. Ele é impermeável, resistente e extremamente brilhante. O melhor de tudo é que você pode aplicar em qualquer piso sem que seja necessário retirar o revestimento anterior. É uma ótima forma de economizar na decoração e deixar o ambiente mais moderno.

Deputado Zé Teixeira